Lula, câncer, SUS e a vergonha de ser brasileiro


Brasileiro é um povo mequetrefe mesmo: em época de copa, todo mundo é técnico da seleção e entende tudo de futebol, em período de eleição todo mundo é cientista político e sabe tudo de política, acontece algum caso polêmico todo mundo tem uma opinião original e sagaz para se posicionar em relação à polêmica (nem me venha acusar de que estou nesse grupo ao escrever esse texto, pois se os idiotas têm o direito de expor suas “opiniões”, porque eu não teria o direito de expor a minha?). Brasileiro é o tipinho de povo que acha que sabe o que está falando, que vê sentido nas suas ações, mas que não percebe que está reproduzindo apenas a opinião dos “formadores de opiniões”, que não sabe nada do que está falando, mas que se empavona de soberba intelectual (como se tivesse alguma intelectualidade). Outro dia escrevi por aqui o porquê que não tenho orgulho de ser brasileiro, e fui rechaçado por nacionalistas meia-boca de que fui generalista apressado que não se preocupou em ver que “nem todo mundo é assim”. O problema que no Brasil as coisas são assim: tudo o que “presta” é minoria, porque a maioria quase sempre é vergonhosamente uma (me perdoe nacionalista sensível pela expressão “infeliz”) bosta. E o caso do câncer do ex-presidente Lula mais uma vez desmascara esse povo hipócrita e ignorante.

Depois da revelação de que Luis Inácio foi diagnosticado com câncer de laringe, não demorou muito para que os humoristas e militantes virtuais de plantão colocassem suas piadas toscas para fora. Lula está fazendo seu tratamento no Sírio Libanês, um dos mais requintados e sofisticados hospitais do Brasil. Um hospital considerado de elite. Logo a piadinha óbvia surgiu: por que nosso adorável, e considerado quase que um herói, ex-presidente, que veio da massa popular, não faz seu tratamento pelo mesmo sistema de saúde que o povo que o elegeu faz, o SUS (Sistema Único de Saúde)? Não demorou, graças às redes sociais, para que a piadinha se transformasse numa campanha. Borbulham, agora na internet, um sem-fim de imagens que mandam o ex-presidente fazer seu tratamento no SUS. Mas mal há nisso? O que essa piada (tosca) tem demais?

A campanha, que já está mobilizando uma multidão de ignorant… ops brasileiros, revela (de novo) a hipocrisia desse povo. Se sua mãe, ou um parente muito querido, está com câncer e você tem a opção de tratá-la pelo SUS ou num hospital de ponta, qual das duas opções vocês escolheria? Não vou responder, porque a resposta vocês já têm. Exigir de Lula algo que nem nós faríamos se tivéssemos em seu lugar é hipocrisia. Lula está usando os recursos que tem para salvar sua vida, nada mais natural para se esperar de alguém. Claro que não deixo de ver a campanha pelo seu lado positivo de (tentar) conscientizar os políticos e funcionários do alto escalão para a melhora de nosso sistema de saúde (que é terrivelmente precário); todo funcionário público deve(ria) usufruir dos serviços oferecidos à população (afinal, eles não são melhores do que ninguém pelo simples fato de ocuparem um cargo público). Mas não parece ser essa a mensagem da campanha. Ela dá a entender que todos querem ver o excelentíssimo senhor ex-presidente Luis Inácio agonizar junto com o povo, numa espécie de morbidez coletiva. Isso é vergonhoso. Não gosto de Lula, um político que sempre andou em conluio com a corrupção, que foi um populista e manipulador da frágil mentalidade brasileira, mas não desejo a ele, e nem a ninguém, um sofrimento desnecessário. Espero que ele se recupere e tenha sua saúde restabelecida. Não é uma militância de sofá, engordando na frente do computador e não botando a cara na rua, que vamos a mudar a situação da saúde, da educação, ou de qualquer outra área que precise de mudança nesse país. Mas já ia me esquecendo do importante detalhe de como o brasileiro é preguiçoso pra essas coisas. Todavia a internet está aí, como escreveu Gilberto Dimenstein falando sobre o caso de Lula, com sua “interatividade democrática da internet [que] é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.”

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Notícias ou Atualidades com as etiquetas , , , . ligação permanente.

181 respostas a Lula, câncer, SUS e a vergonha de ser brasileiro

  1. Daniel Alvarenga diz:

    Não sei se vocês sabem, e provavelmente esse pela saco que escreveu esse texto, também não deve saber. O LULA se tratou no Hospital Sírio Libanês, com o dinheiro público (SUS), não gastou um só centavo tudo com o dinheiro do povo. Isso é se tratou no melhor hospital do pais e ainda de graça. Tenho vários amigos na área da saúde que me confirmaram isso. VAI VOCÊ FAZER ISSO.

  2. Marcos diz:

    Sr Ricardo Silva, quando as pessoas falavam para Lula ser tratado no SUS, foi por pura desfaçatez do próprio Lula um mitômano, Lula quando inaugurou uma UPA em Pernambuco falou que queria ficar doente para ser tratado naquele local. Antes tinha dito, que iria indicar para Obama fazer o SUS nos EUA. porque o SUS era uma maravilha, portanto não tem nada de ignorantes falando besteiras, pessoas estavam apenas cobrando de Lula por sua desfaçatez. Ignorante é quem defende políticos.

  3. Eu sinto vergonha de ser brasileiro por causa de uma coisa: ESSA P$&&@ DE FUNK CARIOCA NÃO É CULTURA E NÃO PASSA DE UMA B$S7@ QUE SÓ FALA DE PUTARIA, DEFENDE A CRIMINALIDADE E VULGARIZA AS MULHERES, ALÉM DE SUJAR O NOME DO FUNK VERDADEIRO, O FUNK DOS EUA!! Me surpreende o fato de que pessoas que escutam essa porcaria não têm nenhum senso crítico e acham que funk carioca é coisa legal, quando na verdade não passa de uma porcaria de música depravada que não tem ética nenhuma um lixo sonoro desses não merece ser chamado de música ou cultura. FUNK CARIOCA É CULTURA PARA PESSOAS BABACAS QUE NÃO SABEM O QUE É MÚSICA DE VERDADE, COMO ROCK OU ELECTRO MUSIC. Sem falar que eles ouvem esse lixo no último volume, incomodando quem chega do trabalho cansado e quer dormir, e até mesmo quem está doente e precisa repousar para convalescer. E eles ainda pedem respeito. RESPEITO?!! RESPEITO UMA OVA!! Eles merecem porrada mesmo!! Eles não respeitam nem mesmo quem curte estilos musicais diferentes(ex: Rock) e ainda pedem respeito?! VÃO PRO INFERNO, SEUS FUNKEIROS BABACAS!! Tenho total desprezo pelo funk brasileiro e não nego, prefiro o funk dos estadunidenses(mistura de Soul Music, Jazz e R&B(Rhythm & Blues)), que foi idealizado por personalidades como James Brown(1933-2006), até mesmo pelos brasileiros, como Tim Maia, Ed Motta, Banda Black Rio e Gerson King Combo. Estilos musicais como Rock, Sertanejo, Axé, Electro Music, Rap, Reggae, Pop, Pagode e o Funk Americano valem mais apenas ouvir do que essa B$S7@ sonora chamada funk carioca,

  4. Eu não odeio ser brasileiro não, eu confesso que até gosto do meu país (eu odeio a P$&&@ da Seleção de Futebol Masculina do Brasil, que nunca se esforça(ou nem mesmo se esforçou) para tentar vencer pelo menos uma vez o time de Zidane, a França, ou Le France, como é conhecida). Eu odeio a política, a P$&&@ imprestável que são os Direitos humanos(Bandido tem mais que morrer e arder no inferno, eles não são filhos de Deus, eles representam o Satanás, o autor e senhor dos pecados humanos), o Judiciário, a B$#%@ que é a Rede Globo e tudo que vem dessas P$&&@s que são os Illuminatis(Eles são o Anti-Cristo, o caminho que leva ao Diabo, por isso, busquem a Jesus, seu Senhor e verdadeiro Mestre, como sua única fonte de salvação, antes que seja tarde). O Brasil continua sendo um país maravilhoso, apesar dos males que nele existem…

  5. Rossana diz:

    Quem escreveu este texto só pode ser um débil mental, alienado, burro e tão psicopata quanto o psicopata que ele está defendendo fingindo op contrário. Ou então ele é mis um dos manipulados de mente frágil, que foi a única coisa certa e sensata dita por ele neste lamentável texto.

    • Tenho como regra não responder os comentadores dos meus textos, haja vista ter como princípio a liberdade de todos poderem expressar sua opinião, mas me diga Rossana: você realmente leu o texto? Leu a parte em que digo que não gosto de Lula? Preferi responder esse por se tratar de um não-comentário, pois não diz nada, só ofende deliberadamente. É assim que você debate Rossana? Quem discorda de você, é ofendido por você achá-lo um alienado? Direitistas babacas como você não ajudam na construção de um país digno (muito menos esquerdistas fanáticos que ainda defendem um discurso defasado). Abs

    • Josineia diz:

      ok! é incrível um ser humano ter tempo para expor algo assim do ex presidente lula,com tantas coisas para fazer e criar,traçar e conquistar,que mente podre…

      • Josineia Vieira diz:

        ok! é incrível um ser humano ter tempo para expor algo assim do ex presidente lula,com tantas coisas para fazer e criar,traçar e conquistar,que mente podre…Se um individuo tem acesso a um tratamento de ponta como o caso citado acima, porque não desfrutar desse conforto ao seu próprio bem e de sua eventual cura,que mau tem isso,queria eu poder também ter esse privilegio se precisasse,não exitaria se estivesse na mesma situação,a inveja é a arma dos incompetentes,kikikikikikikikikikikikk

    • Débil mental é você, sua idiota estúpida!! Ele escreveu o que pensa e eu concordo com ele.

  6. Marcelo diz:

    Cada governante quando assume promete e não cumpre,mas como o Lula e outros que passaram antes e depois dele, mostram a saúde do Brasil,como,se fosse algo maravilhoso oque não condiz com a verdade!Lembro-me de uma propaganda eleitoreira do Lula falando que perdeu a primeira esposa no SUS e que daria um jeito de melhorar este sistema de saúde oque aconteceu durante a gestão do Lula?Nada ,só falacias e promessas,se ele afirmou com toda convicção que o SUS esta ótimo por que não utilizou este sistema de saúde pública?Simplesmente por que é um hipócrita e mentiroso! Porque a Dilma quando esteve com cancer não utilizou este sistema?Por que é igual ao cara em demagogia! A Jorgina que roubou do SUS,hoje é assessora juridica do Cabral no RJ aliado da Dilma em outras palavras a hipocrisia e ingnorancia é tanta principalmente quem defende o partido dos trabalhadores,este pode ser sim chamado de analfabeto politico junto com os defensores do PSDB e outras por carias que surgiram depois, da anistia!

    • jacques diz:

      Realmente concordo com Marcelo, pois o problema não é o Lula, a Dilma ou o Sarney, enfim todos os políticos que utilizaram o Sírio Libanês quando estavam doentes, mas o fato dos mesmos serem “detentores e gestores do poder e dos recursos” do país, ou seja, “poder para mudar e melhorar” e ao contrário do que se colocam nas propagandas politicas “nada melhora e nada muda” São todos “caras de pau!” A maior prova da incompetência total destes políticos é justamente sua recusa ao SUS, isto é, o próprio sistema que ele mesmos administram com muita incompetência e corrupção, ou eu estou mentindo? Outro fator que me chama a atenção é o falta da “humildade”, ou seja, sou representante do povo, trabalho para o povo, o povo paga o meu salário, necessito do povo para me eleger, mas depois de eleito não quero me misturar com o povo? Não quero utilizar os mesmos recursos utilizados pelo povo? Desculpem-me defensores do Lula, Dilma e companhia, mas estes tipos de políticos o povo não aguenta mais e eles que se dizem advindos do povo deveriam em primeiro lugar dar exemplo, pois o exemplo vem de cima e não de baixo!

  7. Viviane diz:

    Só quero que esse desgraçado queime nos quintos dos infernos, que torre na frigideira do capeta. Seria bom mesmo, como foi dito acima, que ele fosse cremado, ou melhor, queimado (de preferencia vivo), para que não contamine o resto de solo fértil que sobrou.

  8. Brasileiro diz:

    As pessoas falam do Lula ser tratado no SUS para ele ver o real sofrimento do povo quando tratado no SUS, não ter vagas, esperar meses por um exame e até anos por uma vaga para cirurgia.
    Para o apedeuta mor não ficar com falácias e bravatas dizendo que queria ficar doente para ser tratado na UPA de PE ou que o SUS é uma maravilha que ia indicar para Obama!

    O povo cobra por sua desfaçatez, descaso e ironia com o brasileiro!

    • Elizandro Gonzalez diz:

      Voce está certissimo Brasileiro.. Se o SUS é tão bom, porque o molusco não se trata lá? Na minha opinião esse ca ncer veio para dar oportunidade ao Lula dese arrepender das patifarias que fez na politica. Como deputado não fez p…. a nenhuma nem a constituição assinou; metia a lenha na familia sarney, e hoje vive agnome,arrado no sa….o do véio, metia o pau no FHC por dar cesta basica aos pobres, apos eleito continuou, só trocou o nome, para bolsa, e aumentou para os presidiarios. Filho de presidiario precisa comer, filho de quem o preso matou pode passar fome. Assim com esse cancer maligno ele pode se arrepender e pedir perdão a Deus por suas safadezas.

    • Elizandro Gonzalez diz:

      ► 5:41►Pensem nisso g 5:41
      Assistam os videos abaixo e vejam onde iremos parar se não abrirmos os olhos. Nos ja na terceira idade vamos logo deixar este. mundo de maldades, mas e nossos filhos e demais descendentes???? Vejam:
      http://www.guayaquilcaliente.com/…/carta_escrita_por...
      http://www.youtube.com/watch?v=dzodI_X9iMY
      http://www.youtube.com/watch?v=9FN2bmxhwgM

    • oswaldo de toledo de carvalho diz:

      Parece estar havendo “um mal entendido” no caso do cancer do Lula, ninguém quer que ele morra, a vontade de uma boa parte da população é que ele se trate, mas no SUS. E seria bom que ele vivesse para responder por tanta coisa que ainda não está entendida.Naturalmente depois de décadas de mentiras, gacejos, pegadinhas e pegadona$ a ma$$a ignara fica levemente $uspeitosa- há até o que po$$a ser considerado falta de caridade para com o PTe a currióla quando os ofendido$,os ultrajado$ insinuam ou afirmam que a garganta nem é garganta; é INVESTIMENTO do PT e da base. – SEI Lá! ENTENDE?

  9. Sandro. diz:

    Mas foi ele mesmo que disse que o SUS é uma maravilha e que os americanos deveriam apressar em copiar o sistema lá nos USA. Porque ele pode brincar – sim brincar, pq isto não pode ser algo sério – com as doenças e mortes patrocinadas pelo SUS e nós não podemos exigir que ele padeça como o seu povo?

  10. PEDRO ÁLVARES CABRAL diz:

    LULA NÃO SABE ESTAR COM CÂNCER, AFINAL NUNCA SOUBE DE NADA.
    DEVERÁ SER CREMADO, OU CONTAMINARÁ OS VERMES DA TERRA
    NÃO “ESTÁ” COM CÂNCER, SEMPRE “FOI” E SERÁ UM CÂNCER AO BRASIL
    QUE DEUS O PERDÔE DAS VÁRIAS MORTES POR SUA POLÍTICA DE ADM DA SAÚDE BRAS.
    CÂNCER E VERME CHEGOU SUAS VEZES DE PAGAR SEUS PECADOS, O LULA OS PEGOU.

  11. Marco Gluck diz:

    Maior vergonha é ser ignorante!! e não ser Brasileiro, Americano ou sei lá o quê.
    Ignorância de se preocupar com a vida do vizinho, perder tempo com Big Brother, correr atras de Jogador, Artista, musico meia boca, ter a frase “Quem não vota não é um cidadão consciente” e por ai vai… Consciente é não votar isso sim… Quem botou aqueles ladrões lá como candidato fui eu? Não… Tenho voz para colocar o salário desse sujeito no mesmo patamar ao que ganha um “TRABALHADOR”, Tenho voz para acabar com a imunidade dele? Tem algum na cadeia?
    Pobre? Devolveu o que roubou? Vou votar pra quê? Eu não…. Tenho que trabalhar duro para ter atendimento de saúde, para colocar meus filhos pelo menos em escola que tenha condições de ensinar, “Ai só pagando”, que tenha condições de comer, de me locomover pagando o preço mais alto de um combustível do que em qualquer lugar do mundo, e muito mais que fica até difícil colocar aqui. Vou ter tempo de ficar me preocupando com copa, artista, musico, fulano e sei lá mais o quê? Falando em copa, recebi um email que colocava bem isso. Foto do Itaquerão: aqui sobra 60.000 vagas e uma foto de um Hospital com pessoas nas macas sem atendimento no corredor: Aqui faltam vagas!!!
    Sinceramente enquanto não mudar as pessoas, vai ser isso ai. Sou contra a violência, mais juro que se eu perdesse um filho por não ter atendimento na rede pública de saúde, não iria me revoltar com o trabalhador, ou seja assaltar, matar pessoas como eu. Iria para fora aprender a fazer bomba… Não essas bombinhas por ai não… Voltaria, e podem apostar que não ia sobrar um politico vivo… Quem sabe começa o medo e a vergonha tomar conta dessas pessoas.

    • Ronaldo Pereira da Rocha diz:

      Aí você está certíssimo,ainda existe solução para o Brasil ;basta uma parcela considerável da população pensar igual ao senhor!O problema é que a maioria do povo só quer saber de Neymar,Michel Teló e outras nulidades como funk!

    • nestor diz:

      voce esta certo mas matar nao resolve nos temos armas melhores voto nulu e tiraremos esses podres da politica de vez basta votar 000 confirma e teremos nova eleiçao com novos candidatos basta ter 50% mais 1 voto nulu para dar adeus a essa corja de uma vez por todas

  12. Delmar Antonio Marques de Souza diz:

    Eu como mero cidadão brasileiro, eleitor e observador nacional, tenho a dizer o seguinte:
    Esses políticos, todos, sem exceção, são ladrões do dinheiro público, enroquecem às custas do povão, roubando o que podem da nação.
    Restam a todos os brasileiros honestos e de boa vontade, que existe alguém mais poderoso do que eles e está a lhes premiar com CÂNCERES FULMINANTES,que haverá de eliminá-los, se Deus quiser mais hoje ou amanhã da política brasileira.
    É o que resta a fazer a todos os brasieliros que nada podem fazer para eliminá-los da política nacional!

  13. Igor diz:

    Pal no seu cú e no seu texto vagabundo, ele não disse que a saúde no país era perfeita? por mim ele e demais que estão no governo morrem de cancer ou de um acidente feio. Segundo querido a voz do povo é a voz de deus e não gostou foda-se sua maldita opinião otário

  14. osmir gomes gonçalves diz:

    o caso meu amigo nao é ter dinheiro para salvar a vida o caso é que os politicos nao fazem nada para melhorar a saude do povo cade o dinheiro da cpmf que iria para a saude e o sr lula brigou tanta para continuar , eles sao pagos para manter a saude funcionando para eles e para nos .nao foi o sr lula quem diz que o sus esta otimo prova agora .nao esta otimo e nunca vai estar pq o dinheiro para a saude do povo vai sempre para o bolso dos politicos , veja agora o sr . os aposentados deste pais nai irao receber aumento mais os politicos ja se deram aumento e esse recurso que eles tem para se tratar fora do sus roubando o povo desculpe mais o seu comentario foi infeliz por ele tem recursos as custas do povo pobre e umilde deste pais .

  15. Dr. Edison Milford Goodson III diz:

    Lula e o PT são a maior LOROTA da História do Brasil!!! ; )

    • O proprio Lulla disse q o SUS estava tão bom q ele tinha vontade de ficar doente para ser tratado pelo SUS…Deus atendeu… só q ele correu para o melhor Hospital do Brasil…hahahahaha…Danadoooo,mentiroso como sempre !!!

  16. plac,plac,plac, para quem não esta defendendo Lula, esse comentário me suou muito defensivo. Ah questão não é querer que lula abra mão de seu tratamento, mas á questão é ele enxergar o que esta acontecendo com os milhares de Brasileiros que sofrem com câncer nas filas, nos corredores,na maioria das vezes sentados ao chão por falta de maca. E diga-se de passagem que vem ocorrendo desde o “excelente” governo de tal presidente, agora desejar tudo de bom para um cara como esse, que não fez nada pela saúde, me soa muita hipocrisia, esse cara merece todo o sofrimento que ele causou a toda uma população. não é ele que perde familiares por falta de estrutura e medicamentos, que deveriam ser garantidos pelo próprio governo dele, na época de seu mandato, e agora que ele esta na situação de milhares de brasileiros, ele usufrui do nosso dinheiro pagando o sírio libanês, não era ele que era o cara humilde “lutador pelo direito do trabalhador”?, os sindicalista do povo?, o retirante sem dinheiro?, agora vem provar o contrario, não passou de um demagogo que usou a politica como forma de ascender na vida.

    • Rogerio Luis diz:

      Perfeita colocacao, um dos presidentes que mais desviou o dinheiro publico na historia desse pais, segundo afirmacoes e comentarios dos proprios politicos que estao ai, comprou fazendas no estado do Para, fazendas interior de Sao Paulo, esquemas odebrecht, esquemas chavez, etc….Calcula-se por baixo aproximadamente meio bilhao.Esse desgracado tem mais e que sofre, seja em SUS ou que for.

      • Elizandro Gonzalez diz:

        Voce tá modesto, o lula tem uma das maiores fortunas do planeta, são bilhões e bilhões que esse verme ascaris lombricoides surrupiou dos contribuintes brasileiros. Me doi a ignorancia do povão que acha que ele é o pai dos miseraveis, ele na verdade é um fabricante de miseraveis, a exemplo do fidel em cuba. Quem conhece cuba sabe e afirma, a pobreza e a indigencia a que estão submetidos os cubanos. E ainda são obrigados a elogiar o projeto de defunto fidel. Se Deus quizer, fidel e demais sofistas hão de secar o rabo em breve. Lula ta indo encontrar o zé alencar e o kadafi, logo logo, só não sei quem vai antes, lula, fidel ou chaves. Atentem para o que vou falar agora. essa corja já comprou e manipulou o sistema eletronico eleitoral, busquem no youtub o video onde o deputado Fernando Chiarelli denuncia as falcatruas das urnas eletronicas e sugere que elas sejam jogadas no lixo. Lixo organico para que apodressam. Precisamos todos não votar em ninguem, entregar o titulo justificar a presença mas nem olhar na urna. Pois segundo o deputado, tudo já vai pronto para a secçãao eleitoral, quem vai ganhar e quemvai perder. E isso está claro evidente, pois ar na urna, o mesario tem que registrar sua presença, mas voce pode ir até a urna, dar um tempo lá 10 a 15 segundos sair e eu viajei o Brasil inteiro e só ouvia falar que o Serra ganharia de lavada; cadê? Perdeu. E qualquer um que disputar eleição contra o petralha perde. Entendem? Não é anular o voto é não tocar na urna. Clicou em qualquer tecla já registra voto ao candidato deles. Então nem toquem na urna. tenho dito.

  17. Jorge diz:

    Mais um post com o mesmo foco, a mesma abordagem, o mesmo assunto, o mesmo título… to começando a achar que estão escrevendo sobre um assunto chave do momento só pra se aparecer. Que nem os imbecis do Twitter que escrevem uma merda qualquer, mas anexa a hashtag mais comentada do mundo pra que todos vejam suas baboseiras.

    Vê se na próxima vez ao menos mude o título…

  18. Vocês politizados que me desculpem. Não entendo nada de política e o pouco que entendo não discuto. Mas eu gostaria de pedir que respeitassem esse momento tão delicado da vida de uma pessoa, independente dela ser esse ou aquele. Passei por um câncer e posso assegurar, não é nada fácil.

    • Usou o SUS, tão elogiado pelo ex-presidente Lula?

    • Maria de Lourdes Abritta Rocha diz:

      Concordo com vc Alessandra, eco esses comentários de extremo mau gosto, antes de se político o lula é umser Humano como outro qualquer e se ele tem condições de escolher o lugar que lhe mais segurança, mais conforto, este é o direito de qualquer cidadão. Venho lutando contra um câncer desde 2007. Faço meu tratamento todo pelo SUS e não tenho nada a reclamar, quanto ás cirurgias eu faço pelo meu plano que eu pago e quando preciso usufruo dele. Posso escolher um quarto melhor e acompanhamento de familhiares 24hs. Não vejo nada de mais nisso, se eu tenho um plano ele é para ser usado. Quanto a quimio é feita pelo SUS, um atendimento de primeira e o mei oncologista disse que qualquer lugar que eu for, o tratamento e os remédios são os mesmos. Acho que quem está fazendo essaa crítica contra o Lula nunca teve ninguém na família com câncer e não sabe a dimenção do sofrimento de quem passa por uma quimioterapia. Sejam mais humanos, ao invés de cricarem orem para que Lula e sua família (que ás vezes sofre mais do que o doente) recebam as bênçãos de Deus e vivam estes momentos com serenidade, fé e esperança. O sofrimento nos ajuda a crescer espiritualmente. Tenham piedade e respetem os sofrimentos dos outros. Umas críticas sem sentido e de tremendo mal gosto.

    • Savanah diz:

      Eu acho engraçado pq o Lula fazia uma oposição do quantoipior melhor;ele falava mal das “elite”, ele tem gogó, língua afiada, o PT está há quase 11 anos aí, não tem mais como criticar a herança maldita;e kd infraestrutura pra este país? depois q se elegeu, fez alianças com todos os coronéis ( Sarney, ACM,,,), se coligou até com o demo p poder cada vez obter mais poder;e eu acho engraçado q , por este artigo, nós é que somos povinho!!!!!! Eu tenho vontade de mudar deste país sim, eu tenho vergonha de ser brasileira sim, mas é por causa de artigos como estes q querem mais é polemizar do que instruir, e por causa de políticos tipo petistas!!! ou qq esquerda idiota!! O Lula só criticou , criticou e criticou quem esteve aí até agora,entrou e não fez nada…agora ele devia SIM é SE TRATAR NO SUS!!! O cara só criticou as elite e agora ele faz parte das elite!!! VERGONHA!! E esta patrulha ideológica ? este país tem liberdade de expressão, se as pessoas odeiam o Lula, é pq ele fez por merecer! Se desejam q ele se trate no SUS , é um direito delas de expressarem a sua indignação com o tipo de política hipócrita que ele fez! Já q o sr deste artigo não entendeu nada, vou explicar: quando falamos q o Lula deveria se tratar no SUS, isto significa q estamos querendo dizer q ele é hipocrita e que estamos sacando o blablabla dele e que estamos insatisfeitos com a hipocrisia dele!!!! Capiche?????

  19. andre diz:

    SR ex presidente vem p goiania no araujo jorge ,aq sr nao sentira sozinho pois ficara com mais de 40 pessoas no mesmo quarto ,faltara algumas coisas no seu tratamento pois houve muitos desvios de verba nos 8 anos de seu governo e ainda continua ,suas chances de salvar-se e de 10% mas se acalme qd o sr morrer a sua familia ira sofer mas dentro de algum tempo eles superarao, se nao estiver satisfeito reclame com:jose sarney,jose dirceu,renan calheiros ,com o pessoal dos correios e muitos outros.ex presidente a culpa de tudo de errado foi SUA pois qd deu certo os louros foram seus,e uma pena pois vc teve sua chance de melhorar este pais,e jogou fora. este pais sr ex presidente esta falido em sua saude na educaçao ,lhe desejo boa sorte.

  20. Marcella V. diz:

    É triste ver que o senhor ao invés de defender sua opinião, escolhe por nao respeitar as preferencias dos leitores, e me chamar de nacionalista meia-boca… rs ( Creio que estou incluida no termo, afinal, eu fui uma das que comentei naquele seu texto). Mas enfim, discutir para que se a ignorancia sempre se torna para o que parte para os chingamentos? rs
    Bom, sobre este seu texto, é verdade o que voce fala, pois a maioria que está criticando e pedindo para que o Lula se trate pelo SUS, são ´pessoas que tem o seu plano de saúde… Ninguém observa que, quem faz toda essa besteira no SUS acaba por não se SÓ o presidente. Para quem nao sabe, são os deputados e senadores que fazem os projetos o Presidente SÓ assina… é claro que acaba por ser a parte principal em tudo, porém, seria muito bom se cada eleitor cobrasse do SEU candidato a senador ou deputado. E Vale destacar que POR LEI,a familia dos politicos deve ser tratado em hospitais publicos e estudar em colegios publicos, mas cadê a cobrança do povo? A geral so consegue compartilhar um link, e não se levanta para ir fazer alguma coisa.. fácil ne? Um abraço parceiro.

  21. Michel Oliveira diz:

    Caro,Ricardo gostei do artigo.Muito bom!
    Além do seu texto e alguma opinião aqui e ali (bem poucas!) foram interessantes para elucidar minhas idéias acerca desse tema.Valeu!
    P.S:Embora,eu seja da opinião de que nenhum sofrimento é desnecessário,porque algumas coisas são como são porque apenas são,como essas discussões que não nos levam a lugar algum e não chegam a lugar nenhum.

  22. Eu gostaria de ter o DIREITO de fazer o mesmo, pois sou funcionária do Estado do Rio de janeiro, e o nosso (des)Governo não aceita atestado médico de Hospital público, e por tanto, todos os funcionários estaduais, independente de terem ou não plano de saúde são OBRIGADOS a utilizarem o nosso péssimo SUS.
    Não acho que o Sr. Luiz Inácio esteja errado em utilizar o hospital particular, mas essa campanha é mais um apelo por um SUS de qualidade.

  23. Não confunda proconceito com revolta, o povo tem razão de estar pois não foi ele mesmo qiue disse que gostaria de ficar doente para ficar no SUS? Não foi ele que disse que o SUS seria perfeito, isso que o povo agora grita em uma só vóz, se é tão perfeito e ele queria tanto ficar doente para ser atendido pelo SUS, então porque não foi?Claro que não iria mesmo, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco né pesquisadora? se gosta tanto de pesquisar procure pesquisar os podres dos politícos te garanto que vais ficar famosa.
    Eu desejo que senhor lula fica bem e que sare o mais rápido possivél, pois essa doença não desejo nem para meu pior inimigo(a), pois é muito triste, mas quem sabe agora ele reflita mais sobre as pessoas que estão na mesma situação e sofrem nas filas de espera de hospitais sendo que nunca se encontra um médico para aliviar suas dores.
    pois ele sendo ainda presidente devia trabalhar mais para que isso melhore.
    E não vem me dizer que ele é ex., porque não é, ele ainda contunua sendo pois ele age através da dona Dilma.
    Ah os que defendem o SUS com unhas e dentes que rezem para nunca precisar, pois não é isso que vejo nos noticiários, o que vejo são pessoas morrendo nos corredores,defendem tanto o companhero Lula porque tem memória fraca e devem ter esquecido dele ter dado aumento para os deputaidas antes de deixar o cargo, dando carros importados para esses ladrões, enquanto o pobre trabalhador ficaram chupando o dedo pois o salario minimo ficou no minimo mesmo.
    Mas eu espero que ele ficar totalmente curado e enquanto repousa ele reflita melhor nos erros dele, nas injustiça cometida durante 8 anos no poder!

    • Savanah diz:

      Tem mais esta, o Lula, por sua origem humilde, usou bastante isto p não poder ser criticado. Quer dizer q o cara, por ser humilde, ele pode fazer o que bem entender, falar uma coisa antes das eleições e fazer outra, mensalão, banana pra opinião pública e quando a gente critica dizem q é porque temos preconceito!!!! Isto é um jargãozinho ridículo criado por alguém petista e que pegou!!! Só podemos criticar todo o resto dos políticos, mas se criticarmos o “santo” Lula, nossa, o mundo cai na cabeça pq nós é que estamos sendo preconceituosos!! Preconceito é de quem não deixa o cidadão q paga os impostos q cada dia bate recorde de maior arrecadação neste país de fazer criticas ao governo, seja ele humilde, rico, pobre, milionário….seja o que for….se fizer um governo medíocre e hipócrita, nós que pagamos a conta deste país temos o direito de criticar sim!!

  24. idivaldo soares coelho diz:

    Não tenho nada contra o eis presidente lula, em termo de segurar os preços dos generos alimentiçios graças a DEUS para mim foi um otimo governo, so a questão da saúde que esta um caos, o SUS está totalmente pessimo infelismente não existe médicos adequados e os hospitais estão recheados de doentes, falta leitos e aparelhagens, os postos de saúde dos bairros da cidade, falta remédios. Agora imagina o senhor lula enfrentando a fila dos SUS, ou ir pegar remedios nos postos de saúde e não encontrar, e a burocracia que existem nos hospitais sobre as visitas aos doentes inclusive na minha cidade em governador valadares. Nossa que forca, e muito cansativo, as veses agente nem consegue visitar, pela regras inadequadas que o diretor colocou no hospital pronto socorro, que chama se hospital trgional.

    • Nelson Vieira diz:

      O IDIVALDO, se orienta, quem segurou os preços foi FHC.O PLANO REAL foi lançado por ITAMAR FRNCO e implementado por FHC.LULA e o PT foram contra o plano.
      Isto era para voce SABER!!!!!!!Saia da IGNORANCIA e entre nos Sites do IBGE,
      MINISTÉRIO DA FAZENDA entre outros e veja que quando o ITAMAR passou o
      governo para FHC a inflação POR ANO era de 4800%……….TÁ BOM OU QUER MAIS?
      Quando FHC transferiu o governo para o apedeuta LULA a inflação era de 12%
      e voce vem me dizer que quem segurou os preços foi LULA.Agora temos inflação de corruPTção,SEIS MISTROS POR ORA.

    • Elizandro Gonzalez diz:

      Não foi o molusco quem segurou o preço dos alimentos. Quem estabilizou a economia foi Itamar Franco em 1993 quando instuiu o plano real. FHC era seu ministro na epoca. Lula pegou o prato feito com a sobremesa do lado. Só fez deixar tudo como estav. Claro! Pois com seus ministros ladrões, se mexesse na economia estragaria tudo. Então só se preocuparam em surrupiar o dinheiro dos impostos que pagamos compulsoriamente. Lula nunca sobe de nada, agora acho que sabe que pode morrer e deixar os bilhões roubados dasociedade brasileira.

  25. Paula diz:

    Caramba…, engraçado como as pessoas por saberem conjugar verbos e colocar os adjetivos em seus lugares corretos, possuírem uma capacidade intelectual invejável, lêem livros e livros e mais livros, se julgam donos da verdade.
    Meu avô foi um cara bem simples, não teve estudo, não soube escrever, muito menos pagar de intelectual. Plantou, tirou leite e trabalhou de sol a sol. Aos 70, 80 anos não parou de trabalhar, continuou na lida. Nunca vi meu avô reclamar, acordava as 4:00 h com o galo e ia dormir só depois de contar uma de suas histórias inéditas para suas netas. Vejo que você, Sr. Ricardo estuda muito e um dia se tornará doutor depois de ler muitos livros, percebi que sabe utilizar bem as palavras, ofende as pessoas de forma bem elegante. Acredito que os livros que você consulta ou lê, não constem a seguinte informação: o povo brasileiro é um povo que batalha, luta e chora, esse foi meu avô, avó, é meu pai e mãe. Não tenha vergonha de ser brasileiro, pois eu que me envergonho de você ser brasileiro.
    Meu querido vozinho já dizia: livros são necessários, e se eu tivesse aprendido a ler e escrever ensinaria outros o mesmo ofício. E esses a quem ensinei, seriam grandes escritores que mudariam o mundo! O seu texto, artigo, é morto, sem vida, porque não muda a vida das pessoas. Não muda o Brasil. Você é só mais um “intelectualzinho” que se julga inteligente o suficiente para ofender e achar que é o dono da verdade. Um conselho: conheça os brasileiros antes de julgá-los, viaje pelo Brasil, nordeste, sudeste, sul, conheça as pessoas escute o que elas tem a dizer. Este é um conselho meu. Mas segue um do meu avô: Ensinar as pessoas a pensar é ensiná-las a discordar de você, se elas concordam com tudo, não sabem pensar. E por favor, na próxima tente não ofender, um texto crítico e inteligente não precisa usar de palavras baixas e ignorantes, mesmo que as mesmas estejam expostas de forma mais sutil e gramaticalmente pesquisadas no dicionário.
    Com relação ao assunto, me recuso a discutir, embasado em um texto tão vazio e deselegante.

    Não se esqueça: Quem escreveu o primeiro livro foi um homem, logo alguém observou a vida e as variáveis antes de redigir suas observações em papeis, papiros etc. Quem não conhece a vida, não tem sabedoria para escrever! Os pensadores escreveram coisas que mudaram a vida da humanidade. Quer pagar de intelectual, mude a vida das pessoas com suas teorias.

  26. O que as pessoas não entendem é que o senhor lula não foi para o SUS, porque não tinha vaga e também não era possivél, o SUS esta na UTI e pede socorro!
    Ora é até engraçado dizer que os hospitais do Brasil esta na UTI,afinal senhor lula não encomendou para o Obama fazer o mesmo dizendo que o SUS é coisa de primeira,se é de primeira porque ele não foi se tratar la?
    È isso que o povo quer dizer entendeu?
    Afinal quando estamos doentes não procuramos o melhor?
    Eu desejo que ele se cure mais rapido possivél pois essa doença terrivél a gente não deseja para o pior inimigo.Mas para quem tirava sempre uma piadinha para com o povo brasileiro, quem sabe isso não passa apenas de um susto para que ele acorde de vez e que outros politícos tomem como exemplo tudo isso e não brinquem com o povo que ja está cansado de sofrer e cansado de tanta corrupções, brincando com o dinheiro arrecadado dos impostos dos trabalhadores que derramam suor para consegui-lo,enquanto eles gastam em mordomias, e não vem dizer que estou enganada , pois basta ver as escolas com merenda estragadas,pessoas morrendo num corredor de hospitais por falta de leito na UTI,vendo familias desesperadas por falta de moradias, enfim tanta coisa que falta,só não falta vergonha na cara desses politícos caras de paus.
    o Brasil era para ser um exemplo se não fosse tanta sujeira eles.

  27. Leandro Silva diz:

    VC só esqueceu de mencionar que se ele pode pagar por esse tratamento é pq hj ele um milionário se nunca ter trabalhado na vida, por meio de vantagens ilícitas obtidas através de sindicatos nojentos e políticagens mais nojentas ainda. Ah, e já que vc é tão insatisfeito com o Brasil, ao invés de tentar contribuir com a sociedade de alguma formar que não seja seus textos horríveis e mal escritos, vc pode contratar um coiote e ir limpar chão nos EUA ou na Europa, pq provavelmente seria a unica coisa para a qual vc serviria lá.

    • Luana Agnoletto diz:

      Olha só! Eu também nao desejo nem ao Lula e muito menos a qualquer um, por pior que seja, que morra, ou sofra com o cancer, mas se esta pessoa que escreveu sobre isso (matéria acima) conhece uma instituição séria, bancada pelo SUS que trata de crianças com câncer nao escreveria nem 1/3 do que escreveu sobre o POVO brasileiro, ou sobre a campanha para que LULA faça o tratamento pelo SUS. O que queremos com esta campanha é que os POLITICOS como DILMA e sua cúpula e todo os outros politicos parem de brincar com o DINHEIRO do POVO, pq COPA do MUNDO nao cura cancer, mas tratamento, recursos tecnologicos e recursos HUMANOS (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, Tecnicos de enfermagem e outros) salvam VIDAS, pq MORTOS nao assintem COPA, MORTOS não gritam GOL.

      Chega de idiotice! Muitos milhonários fazem tratamento pelo sus, recebem medicamentos pelo SUS e nem por isso são piores ou melhores, Se você Acredita que TODAS as VIDAS merecem ser salvas, nao apenas as pessoas que vc convive e diz que ama entao retifique sua matéria senhor Ricardo Silva!

  28. Ademir diz:

    Amigo, desculpe a sinceridade mas acho que você inverteu um pouco as coisas….
    É infinitamente mais fácil você pagar de gostoso, apesar da sua discutivel beleza, já que a discussão do belo já permeia a filosofia há muito tempo e dá margens para várias abordagens…
    Agora pagar de intelectual com seu nível crítico, isto sim, é uma tarefa herculea, acho que você precisa se empenhar mais nessa empresa pois ela é, sem dúvidas, muito mais árdua…

  29. Sebastião diz:

    A ignorância do Brasileiro com relação ao seu proprio pais é algo que me impressiona. Esse sentimento de Mazombo seu de varios outros é algo deprimente (google it se vc não sabe o que é mazombo). Se você não sabe, 80% dos casos de cancer neste pais são tratados pelos SUS. A maioria dos transplantes de coração, rins, tb são:

    A polêmica que tomou conta das redes sociais depois da recomendação de alguns internautas para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse tratar seu câncer de laringe no Sistema Único de Saúde (SUS) perdeu força com a divulgação dos dados de atendimento, que inclui entre os serviços contratados o Hospital Sírio-Libanês, onde o ex-metalúrgico está internado. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 80% dos pacientes portadores de câncer no Brasil são tratados pelo SUS, que desembolsou no ano passado R$ 1,8 bilhão para atender cerca de 300 mil pacientes.

    O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cristiano da Mata Machado, fez coro com Padilha e afirmou que, “de fato, a oncologia da rede pública de saúde tem garantia de qualidade”. “A verdade é que o SUS é obrigado a arcar com os procedimentos de alta complexidade como oncologia, problemas renais, aids e transplantes, sendo que a rede complementar convênios de saúde fica apenas com o restante”, ressaltou. Para Mata Machado, o ex-presidente Lula não teve qualquer privilégio a mais do que o oferecido pela rede pública de atendimento. “Talvez possamos questionar apenas a rapidez com que a doença foi diagnosticada, facilitando o início do tratamento. Mas o ex-presidente é uma pessoa púbica e foi atendido em razão de uma rouquidão que o imcomodava”, argumentou.”

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/11/01/interna_politica,259270/polemica-com-lula-sus-trata-80-dos-pacientes-de-cancer-no-pais.shtml

    Alem disto, dos 7% do PIB brasileiro destinados a saúde, 3,5% são desviados para a rede privada em forma de diversos convênios e ressarcimentos de Planos de Saude e Hospitais Privados. A Medicina privada neste pais é ALTAMENTE SUBSIDIADA, dai dizer que o Lula é rico e não usa o SUS é desconhecer a mecânica do setor Privado de Saúde.

    Resumindo de forma a qualquer um entender. Seu Plano de Saude é um AGIOTA que desvia METADE da verba publica destinada a Saude para que 25% da população tenha um atendimento de qualidade as custas dos outros 75% dos brasileiros.

    Se você ACHA que não usa o SUS, você esta enganado. SUS cuida com estes 3,5% da verba que as corporações deixam para ele não só da Saude de 75% da população, mas de 25% dos usuários de planos de saúde que tem problemas graves e que os planos de saúde não cobrem. Alem disto o SUS cuida das campanhas de vacinação, prevenção de epidemias, vigiliancia sanitária (sim o seu paozinho da padaria tem SUS nele). E isto com A METADE DA VERBA que lhe cabe.

    Vai dizer que é mal administrado? E o setor privado que com a mesma verba só trata “gripe e unha engravada” vai chamar de eficiente?

    Eu tenho orgulho recente de ser Brasileiro, sim. Graças a este senhor, que não se levanta quando um presidente americano entra na sala, simplesmente porque ninguem se levantou quando outros presidentes entraram.

    Graças as este senhor que meteu o pé na porta da Casa Grande e deixou a Senzala entrar. E para terminar um aviso:

    DAQUI A GENTE NÃO VAI MAIS SAIR!

    • AZARTEU diz:

      E PQ VC NÃO PERDEU SUA MÃE IGUAL EU PERDI A MINHA NA FILA DO SUS COM CÂNCER, QUERO QUE ESSE DESGRAÇADO SOFRA NA MESMA MOEDA ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA ESSE SER HUMANO, E NO LUGAR DE VC FICAR ESCREVENDO MERDA VÁ EM UM HOSPITAL PUBLICO PRA VC VER O LIXO QUE É, MINHA MÃE SOFREU POR DIAS EM UM CORREDOR SUJO SEM COMIDA SEM ÁGUA E COM CÂNCER EU QUERO QUE ESSE CARA SE FODA!!!

    • ademir diz:

      Brincadeira de mau gosto, gastar tanto tempo para escrever falácias….
      Uma frase sua diz mais do que seu texto todo “Daqui a gente nao vai mais sair”, você torna bem evidente a quem você serve… Sinceramente é uma lástima esse tipo de comportamento que nem sequer fleta com a ética. Da próxima vez seja mais precavido e tente convencer as pessoas das mentiras que você professa de uma forma mais sútil. Quem conhece um pouquinho sabe do que eles sao capazes, dos políticos nem se fala…
      Quando nós adoecermos espero te encontrar no SUS.

  30. Érica diz:

    Deus quanta babaquice e merda, acusaram o Presidente Lula a vida toda de ignorância,
    e o que é isso ? além de pura ignorância
    Se o SUS não presta, porque não saem de suas confortáveis casas e vão todos os dias lutar, reclamar, pedir, cobrar pra q ele melhore.
    O que de graça uma pessoa doente ?
    Deus permita que em suas famílias, não tenha uma pessoa passando por uma doença triste dessa. E se um dia passarem por isso, não vão achar que é o momento de fazer piada ou protestos e um momento de respeito a um seu humano que sofre.
    Não interessa se gostam ou não do Lula respeitem, cobrem o que não está bom mais não dessa forma ridícula.

  31. silverio diz:

    Não se trata apenas de um câncer,isso não é nada,mas sim … o calar a bôca de um energúmeno,desprovido,enganador,não ter mais o desprazer de ouvi-lo em sua “sabia arrogância de pseudo doutor honoris-causa ..vomito de tanta asneiras “, de que me vale continuar vivendo se não poderei ouvir mais tanta sabedoria ….. é o fim.

  32. AZARTEU diz:

    MORRA DESGRAÇADO E QUE SUA ALMA SEJA CARREGADA PARA O INFERNO, SEU FILHO DA PUTA, NUNCA TRABALHOU NA VIDA, O FILHO DESSA MISERIA FICOU RICO LOGO NO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO DELE VAI TE FUDER NO INFERNO, TOMARA QUE ESSE CANCER COMA A BUNDA DELE!!!!

    • Alguém :) diz:

      Desculpa, mais meu colega, você o conhece o bastante para desejar o mal? NENHUM humano merece ter a vida finalizada por uma doença como esta: câncer. QUAL O PROBLEMA DELE FICAR RICO, ME DIZ? O dinheiro dele causa algo em você? Ele vai te engolir? O DINHEIRO É DELE, ELE FAZ O QUE QUISER COM O DINHEIRO DELE, AINDA MAIS SE ELE ESTIVER DOENTE, OTÁRIO. O mais ridículo, é ver vocês, discutindo por algo que NÃO vai ser mudado por nenhum desses comentários de mil e duzentas linhas. Se conformem: ELE NUNCA IRÁ MUDAR POR UM COMENTÁRIO. E vocês não vão ganhar nada falando mal dele, e querendo o mal dele, apenas a minha VERGONHA de ler cada comentário ridículo assim.

      • Cristielle diz:

        hehehe, amigo. Se ele ficou rico com dinheiro público é da conta de todo mundo. Principalmente usando de contatos especiais pra usar as instalações do governo sem fazer mais parte dele, dar passaporte de diplomata pros filhos passearem por aí sem visto… isso só pra começar.

      • A questão não é ele ficar rico, mas a maneira que ficou e o filho dele também, fácil você defender alguém sem avaliar a situação por completo.
        Eu não quero o mal dele, mas também não quero o bem, gostaria que ele passasse pelo que milhares de famílias passam tendo que usar o SUS, pois ele defendeu com sendo o melhor sistema de saúde.
        Tem um velho ditado que diz “aqui se faz, aqui se paga”, tenha uma vida honesta e seja uma boa pessoa, pois é isso que irá receber em troca.
        E se você fala que nada será mudado pelos comentários, para que você postou também?
        O que falta para o Lula e para a família dele é humildade e reconhecimento de que o que ele fez foi muito menos que pouco, não foi nada.
        Dar continuidade a governos passados e fácil!!!
        No Brasil de hoje o que vale é a politicagem, a honestidade não existe neste país, os poucos são engolidos pela maioria!!!

  33. LIRIA diz:

    MINHA MÃE TEVE UM CANCER A TEMPOS ATRAS , AS PESSOAS QUE ESTAVAM NA FILA DO SUS JUNTO COM ELA MORRERAM , ELA SÓ NÃO MORREU PQ A familia ajudou fazendo uma vaquinha ele tem mais que ficar na fila mesmo

  34. LIRIA diz:

    SUS ATE PARECE ESSA PORCARIA MINHA MÃE SÓ NÃO MORREU NA ESPERA DE TRATAMENTO PELO SUS POQUE A FAMILIA FEZ UMA VAQUINHA PARA PAGAR A CIRURGIA , MEU FILHO ESTA A DOIS ANOS NA FILA DE ESPERA POR UM APARELHO AUDITIVO , QUE SEGUNDO O HOSPITAL NA EPOCA DO LULA JA FORMAM CORTADA AS VERBAS PARA DOAÇOES .TINHA MAIS QUE FICAR 3 ANOS NA FILA , E COMO MUITOS BRASILEIROS DEPOIS DE SER ENTERRADOS , AI O SUS CHAMA .QUEM DA APOIO A ESSES IDIOTAS E PORUQE E FARINHA DO MESMO SACO

  35. Ivan diz:

    Acho que o principal ponto desta campanha não é a questão de poder tratar-se ou não em um hospital de ponta. Acredito que trata-se tão somente de uma manifestação que enaltace as declarações de certa forma hipócritas do nosso ex-presidente. Durante muitos anos, Lula disse claramente (podem pesquisar) que a saúde no Brasil era de excelente qualidade. Pois bem, a grande questão é sabermos se o serviço público de saúde está apto ou não a identificar e tratar seus pacientes com tamanha velocidade e eficiência. Como sabemos, caso Lula, figurativamente tivesse optado pelo SUS, ainda estaria aguardando um consulta. Um anos depois, seria encaminhado para um especialista, mais uns seis meses e talvez tivesse um diagnóstico preciso. Pois bem, em uma hipóstese bem otimista seriam uns dois anos entre o agendamento da primeira consulta e o início de um tratamento de quimioterapia. Como todos sabemos, o diagnóstico do ex-presidente foi em uma sexta-feira (detalhe que a biópsia ficou pronta em pouquíssimas horas) e já na segunda-feira subsequente iniciou seu tratamento.
    Como todos sabemos, Lula tem dinheiro e não há nada de errado em pagar por um plano de saúde, ou internação ou tratamento. Mas já que o assunto veio à tona, por que não explorarmos um pouco mais, com a finalidade de que o serviço de saúde pública melhore em nosso país. Acho a discussão válida.

  36. A questão da doença, sim é algo horrível, não gosto de ver ninguém sofrendo por saúde, nem as pessoas de quem não gosto, essas principalmente as quero saudáveis para que assistam minhas vitórias.
    Mas referente ao Luis Inácio, após falar tão bem do nosso sistema de saúde (SUS) dizer que deveria ser implantado nos Estados Unidos (EUA) e de falar tão bem de sua qualidades, porque ele não se trata no SUS, porque eu nunca o ouvi falar tão bem do Sírio-Libanês em público, será que este hospital particular e caro será tão bom quanto ao SUS que ele defendeu tanto?
    A partir desse dia então posso acreditar que as palavras do Luis Inácio tenho que entender ao contrário, pois se eu falo que algo é realmente bom, é porque eu o uso e dificilmente utilizarei outro contrário.
    Na realidade o que quero deixar claro é que o povo Brasileiro não está ta tachando o Luis Inácio pela sua doença, e sim pelo sistema de saúde ao qual ele defendeu tanto, está é uma maneira das pessoas criticarem o sistema de saúde e mostrarem sua indignação.
    O fato da doença de Luis Inácio e o local só serviram de alimentos para esses ataques individuais das pessoas.
    Porque se no Brasil as pessoas se reunissem como em outros países, isso nunca aconteceria, pois poderiam brigar por seus direitos e os conquistariam.
    Qual foi a última vez que o povo (estudante no caso) saiu em massa nas ruas para revindicar algo?
    Só me lembro dos caras pintadas para tirar o ex-Presidente Fernando Collor do poder, após isso, o povo Brasileiro viu inúmeras injustiças e nunca mais foram fazer nada, acham isso correto, aceitar os erros dos outros.
    Essa é minha opinião sobre o assunto da doença do ex-Presidente Luis Inácio (Lula).

    Gostaria que você comentasse sobre meu post, Ricardo Silva.

    Abraços.

    • Tãnia diz:

      Temos a mesma opinião…
      Acho muito triste e jamais desejaria a quem fosse uma doença como essa!
      A polêmica “Lula deveria se tratar pelo sus” é uma metáfora, pra mostrar o quão hipócrita é o ser humano, político ou não, mas, principalmente aqueles que estão no poder, que vestem uma máscara de justiceiros a vida inteira, como fez Lula, que começou como operário, mas, muito pouco exerceu seu ofício de metalúrgico, pois viveu seus dias em sindicatos, entre greves e convocações e manifestações com seus companheiros de profissão, que, ficaram todos no mesmo lugar e ele, o ” companheiro, prosperou, e muito…
      Era o sonho dos brasileiros… UM PRESIDENTE DO POVO!
      Que tanto criticou o sistema de saúde, as intensas viagens de Fernando Henrique pelo mundo…
      E, o que mudou? Será que o ex presidente Lula viajou menos? Certamente que não, pois, a sua volta, no Palácio do Planalto, episódios como mensalão, dinheiro na cueca
      e incontáveis maracutáias, quando descobertas e ele indagado, tinha sempre a mesma resposta: Eu não sabia de nada! E como poderia saber? Da pobreza imensa de onde veio, achou-se até mais importante que Fernando Henrique cardoso, o tal presidente tão criticado por ele que só vivia viajando e mandou construir um maravilhoso e luxuosíssimo AVIÃO PRESIDENCIAL…
      Tudo é muito triste…
      Nosso Brasil, tão rico, tão lindo, tão amado, tão belo e temos que conviver com a discrepância entre ricos e pobres, onde predomina o velho ditado: QUEM PODE MAIS, CHORA MENOS…:/

  37. ademir diz:

    Engraçado é perceber que uma parcela da população taxa de hipocrisia um pedido de coerência do nosso dirigente máximo… Nunca refletiram o papel de um home público.
    Que falta faz um pouco de filosofia na infância ou muita filosofia na nossa vida adulta. Questões éticas seriam tratadas de uma forma mais racional, lógicas parciais seriam descartadas, ah se toda a população pudesse ler e entender Schopenhauer, Kant, Nietzche, Platão etc..
    Lula se tratando na rede privada seria como alguem que presta um serviço que ele mesmo nao utilizaria, ou seja, reconhece a péssima situação que estão as agendas que o presidente e sucessora prometeram resolver…
    Pior é ver gente que perde um tempo enorme escrevendo um texto para desqualificar essa iniciativa e nao perde alguns minutos para refletir sobre a campanha…
    Ainda dizemos que temos vergonha do Brasil, acredito que antes desse sentimento ultrapassar nossa pessoalidade deveríamos escrever um texto onde expressassemos a vergonha de sermos nós mesmos: meros humanos.

  38. Jorge diz:

    E os pobres ingênuos que sugerem que Lula faça seu tratamento pelo SUS, não imaginam por acaso que ele, sendo quem é, não teria tratamento diferenciado, mesmo em hospital público?

    A premissa do SUS é atender quem não pode pagar por um plano particular. Se agora já está ruim, imagine se todos os que podem pagar por um plano particular, resolvessem utilizar o sistema público?

  39. gunter jr diz:

    “…uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.”

    Voce sabe do que esta falando.

    gj

  40. paulo duarte diz:

    Aos mortais …Sus !!!! Aos “deuses do olimpo político brasileiros ” .Hospital Sírio Libanes de SP. Q merda ! Peço aos médicos “ultra capazes ” e que estudaram provalvemente com verba oriunda do povão brasileiro, que revertam essa situação e deixem o Lula morrer dignamente com o câncer em sua laringe , q é de todos nós brasileiros . Libertè , Equalitê. Vive le Brésil

  41. Maria Paula diz:

    Engraçado que quem sempre culpou a elite de tudo…hj está recorrendo a elite para se tratar. Critica como se fosse POVÃO….coisa que não é a muito tempo, como sabemos.

    • Julio diz:

      Maria Paula, devo lembrá-la que você cai no clichê de dizer que hospital público é ruim. Os hospitais de referência em diversas especialidades no país são públicos e gratuitos. Pesquise um pouco e verá. Optar por se tratar em hospital público ou privado é um direito constitucional. Inclusive existem hospitais privados ruins também. Que eu saiba Lula é brasileiro, assim como você, eu, o Eike Batista, o Neymar, O Seu Zé da Padaria que tem plano de saúde pode um dia se tratar no INCA mesmo tendo plano de saúde Unimed. Sabia?

  42. Arnaldo diz:

    O Lula sempre agiu dessa forma, mesmo quando ele pertencia ao sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Poucas pessoas sabem que o Lula fez muitas greves a pedido dos patrões quando eles precisavam aumentar os preços dos seus produtos. Enquanto os trabalhadores estavam em greve, arriscando os seus empregos, o Lula jantava com os poderosos patrões acertando os detalhes da greve em benefício dos mesmos.
    Acho que esse Ricardo nunca acompanhou a carreira desse cidadão e também nunca precisou utilizar o SUS. O que ele precisa é viajar pelo país onde a miséria toma conta da população e muita gente ainda morre de fome.
    Acho difícil mesmo falar de um povo qual o governo faz questão de manipular com pão e festa, mas que na verdade vive na miséria. Com a educação que os nossos governantes oferecem ao povo, vai ser difícil ver o Brasil como um país evoluído. Não é culpa só do Lula, mas que ele faz parte desses governantes que não investiram nada em educação e saúde, isso ele faz e não adianta querem tapar o sol com a peneira.
    Acho sim que ele deveria se tratar no SUS, assim como você Ricardo que deveria procurar um especialista em visão que tente pelo menos fazer você enxergar o que está se passando neste país.

  43. Arlindo diz:

    HIPOCRISIA ?
    Exemplo incontestável de hipocrisia meu caro rapaz está em um presidente (LULA) dizer que a saúde (pública) no brasil está quase perfeita.. essa é a verdadeira piada (tosca) de mau gosto.

    • Lamentavelmente o Sr. Lula quando candidato e Presidente vendia um Brasil de mentira, enganava a todos com um discurso falso que só pateta aceitava, mas como o Brasil é cheio der patetas(tem exceções), e como noticiou o UOL, contratou 1049 órgãos de imprensa para falar a seu favor e obter 85% de aprovação em cima de propaganda enganosa, é muita cara de pau de um presidente falar que ese homem falou. Não desejo para ele um atendimento num SUS, porque não devemos desejar isso para ninguém, nem para inimigos, mas que ele tenha um popuquinho de vergonha e não fale mais besteira como falou e o povo bnrasileiro(grande maioria) aprenda que esse cara é muito Cara de Pau, pois falava sempre o quie não podia cumprir.

  44. Bruno diz:

    Por isso que o mundo está desse jeito, por idiotas como vc que escrevem merda e se acham correto. O Sus deveria ser de qualidade pra quem precisa e não pode ir a um hospital de ponta. Todos devem ter acesso a saúde. É um direito. Vc precisa aprender mais sobre o que escreve para não falar besteiras desse tipo. E mesmo assim, se tiver alguém que quer fazer piada com a desgraça alheia, isso se chama livre arbítrio, o mesmo que faz vc escrever essas asneiras. Será que dá pra entender?

  45. AO contrário de você, nunca tive vergonha de ser brasileiro… não tenho poder de apagar o passado, mas posso mudar o futuro por meio da militância. Já tive vergonha do presidente semianalfabeto, populista, defensor de uma pseudoesquerda e que, ao invés de ser exemplo de honestidade, fez vistas grossas a sucessivos esquemas de corrupção… este aí que não utiliza o SUS, mas disse sempre que era um sistema maravilhoso!

  46. Wolney diz:

    Creio que o dignissímo ex-presidente profanou tanta besteira em seus 8 anos de tortura, que deu nisso; quero ver se o aumento de 130% que ele se deu o ano passado vai salvar ele dessa. É assim mesmo já começou a pagar… e eu acho pouco!

  47. kalil Toledo diz:

    Lula nunca trabalhou. Os recursos que possui sao fruto de meu trabalho e tantos outros trabalhadores brasileiros que não conseguem marcar uma consulta com especialistas no SUS nem que seja para cuidar de um furunculo.
    LULA LÁ NO SUS JÁ

  48. Arthur diz:

    Desculpe, batendo na madeira e que Deus não permita, mas se um dia que alguem que você ama muito ficar com cancer, pense em sua postagem de hoje…Ver alguem importante em sua vida sem opção de tratamento sendo a única opção o “SUS” que não é de graça devido a carga tributária que pagamos. Você vai entender se o SUS disser que vai operar a pessoa, mas tem que esperar 6 meses…kkkkk… Desculpe amigo, mas como posso fazer um churrasco pra minha família com contra-file e refrigerante dolly e depois eu ir comer escondido no meu quarto picanha e coca-cola? Se fiz contra-file e disse que era bom, então terei que comer com todos que estão na minha mesa… Cara, como disse, espero que um dia você nunca precise do SUS, caso acontecer imprima essa noticia e enfia no rabo.

  49. Caro Amigo,

    Piadinha sem graça foi a maneira que o Lula geriu a Saúde Publica por 8 anos, piadinha foi o que ele disse ao nosso querido Obama:
    “Obama, faça um SUS; é mais barato e é de qualidade”.
    Ora, se é de qualidade não serve pra ele? Só serve para o meu pai se tratar do câncer de próstata e esperar meses por um exame ?
    Saiba você que em 1989 o Lula fez uma cirurgia de apendicite no mesmo Sírio Libanês .. ou seja, ele NUNCA acredito na saudê publica e não tem coragem de por os pés la, como teve a Sra. Heloísa Helena em se internar mês passado e internar seu filho em estado grave em hospital publico …. você entendeu a revolta?
    Ahhhh e sobre o seu post … vc tem futuro, ja pensou em uma vaga na academia brasileira de letras?
    Vc é fenomenal … parabens!

  50. Hélio diz:

    Ricardo: Pelo seu texto, e o modo como reage aos comentários, a impressão é de muito pouca humildade sua. Vc critica o brasileiro que se acha sabedor de tudo, mas é esta a imagem que vc passa. Afirmar que esse sentimento de rejeição emanado de comentários por toda a mídia é gerado pela oposição e insinuar que somos “massa de manobra” é de uma prepotência soviética! Então achas que as pessoas não pensam sozinhas? Estás subestimando seus leitores da mesma maneira como o PT subestimou a capacidade de discernimento do povo. Você diz “pagar” de intelectual. Melhor se o fizesse de graça. Conhecimento não é vestuário da arrogância. Estou observando para ver se continuo por aqui ou puxo meu carro!

    • Claudio Ferro diz:

      Hélio
      Achei muito feliz o seu comentário. Você está certíssimo em dizer o que eu queria dizer faz tempo.
      Tenho ouvido muito esse tipo de sentença, de que sou “massa da manobra” porque assisto falo que existe corrupção nesse governo tão ou mais do que existia no governo FHC. Sou ironizado por pessoas que apoiam o atual regime político (a maioria porque ganha ou ganhou alguma coisa das administrações petistas), que tentam restringir meu direito à informação. É a velha prática comunista da censura de opinião.
      Eu sou do tipo de pessoa que não compro todo tipo de jornal e revista, mas leio tudo que me passa pela frente. Seja Caras, Capricho, Veja, Carta Capital ou Placar. Mas nem por isso deixo de ter meu senso crítico. Assisto Band, Globo e Globonews, Recordnews, etc. Tenho quase 36 anos completos e já vi muita coisa na vida para não ter desenvolvido minha própria opinião.
      Sou atualmente alvo de críticas porque acompanho as denúncias de corrupção na Veja. “Você é louco? Isso aí é lixo direitista pra ignorantes! Tudo é matéria paga pela direita para desestabilizar um governo voltado para o popular! É tudo mentira!” – Dizem.
      Não sou ingênuo e sei que existem a toda hora, forças políticas se debatendo seja em Brasília ou nas páginas dos jornais e revistas. Mas acredito que onde há fumaça há fogo. Morei em Fortaleza, cidade administrada pelo PT e que conta com apoio do governo federal (a prefeita Luizianne Lins posou de “papagaio de pirata” no discurso da vitória da Dilma), e o hospital municipal de Fortaleza (Inst. Dr. José Frota) está caindo aos pedaços. Isso deve acontecer em outras cidades administradas por aliados do governo. Se acontece em Fortaleza, imagino nas cidades menores.
      Não se trata somente de uma estrutura complexa de repasse de verbas, como alguém disse antes, mas de um sistema burocrático que beneficia aliados e apadrinhados políticos. É o “toma lá, dá cá” feito desde o começo dos governos petistas. Feito na cara dura, com criação de ministérios inúteis, distribuição de cargos outrora de competência técnica, para meros indicados por político aliado A ou B. Nosso país virou um loteamento pior do que já era.
      E antes que venham me acusar de “endossador de campanhas direitistas”, digo que a vida me ensinou a me posicionar ao lado da ética, venha ela de onde vier. Esquerda e Direita não fazem a menor diferença pra mim. Mas o que me deixa mais triste é saber que não temos lideranças; não temos nomes para mudar isso aí. Acabaram-se os “vultos”, as pessoas de carisma e personalidade forte. Mesmo personagens questionados pela história como o de Carlos Lacerda, fazem muita falta nos dias de hoje. Talvez ainda existam bons políticos. Quero crer que ainda há gente honesta. Mas não existem líderes, não temos partidos.
      Isso, caro amigo Hélio, é o que mais me assusta e entristece.

  51. Aline M. diz:

    Blá blá blá Brasil, blá blá blá, direitos, blá blá blá, deveres, blá blá blá, ignorância, blá blá blá, doença, blá blá blá, SUS, blá blá blá………..500 anos de Blá blá blássss, onde esta o culpado? blá blá blá blá…….eu, você, nós??? Blá blá blá bláaaaaaaa e assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade, blá blá blá bláaaaaaa (infinituuuuuuummmmm)…….

  52. Wellington diz:

    Resumindo: O dono do artigo, ao contrário do que queria parecer, é sim um “metido a intelectual”! Ele está entre os que criticam. É pateticamente engraçado!
    Ora, com uma análise tão simplista e logicamente “comum”, não vejo outra categoria a se enquadrar que não seja dos que “acham que sabem tudo”.
    Meu caro “intectual”, essa campanha para que o Lula faça seu tratamento pelo SUS, demonstra a insatisfação de grande parte da população com serviços sociais básicos e péssimos que deveriam ser razoáveis para atender a maioria do povo, que é POBRE! Ora, Lula ficou 8 ANOS comandando o Brasil e o SUS continua a mesma lástima!
    Mas, que eu me lembre, o ex-presidente elogiava e dizia que se fosse necessário utilizaria os serviços de saúde pública sem problemas. Porquê será? Bravatas demagógicas e populistas?
    Então pseudo intectual, isso tudo é muito maior que um simples “Ah, se as pessoas tivessem condição, também não se tratariam pelo SUS, e sim em um bom hospital”. Inclusive, digo mais, vc foge do cerne da questão. Me parece emitir opinião sobre o que não está tão claro pra vc.

    Por fim: LULA, VAI SE TRATAR PELO SUS!!!!!!!!!

  53. Senhores comentadores, talvez vocês não tenham percebido, mas vocês se encaixam perfeitamente no tipo de brasileiros que apresentei no texto (claro que agora vai ter um monte de gente sensata e com uma intelectualidade aguçadíssima que vai me rebater). Vocês nem percebem que a tal campanha está sendo orquestrada (não gosto da palavra, mas é a que tenho no momento) por oposicionistas que odeiam o populismo (que, aliás, odeio também), mas que estão se utilizando dele para fazê-los de massa de manobra (outra expressão que odeio, mas que se encaixa muito bem). Vocês não se atentaram para o que o Elias Santos comentou: a melhora do SUS não depende do presidente, não depende de uma só pessoa, depende uma complexa rede de administração que tem que estar em harmoniosa para dar certo. E isso está fora de alcance, por enquanto, no Brasil, um país onde o que prevalece é a política partidária e o jogo de interesses.
    Para alguns que me chamaram de defensor do Lula: senhores, não tenho a mínima simpatia pelo Lula, enquanto político, não defendo um apologista da ignorância, um conivente com a corrupção, mesmo tendo representado alguns avanços para o país, ele também foi uma estagnação em áreas que ele e sua equipe de governo poderiam ter resolvido sem maiores problemas. Não sou um petralha (aliás, tenho certo asco desse tipo de gente; não gosto de esquerdistas, mas também não sou de direita, sou apolítico meus caros). Vocês estão plenamente certos em reclamar que Lula alardeou demais para a saúde e seu quase “perfeito” funcionamento, mas meus amigos não sejam inocentes, ele é político e você já viu político ser coerente e não mentir no Brasil? (esses são uma minoria microscópica). Num país onde a expressão “fidelidade ideológica” inexiste na prática, esperar coerência e sensatez é, no mínimo, ingenuidade da parte dos senhores.
    Caiam na real, vocês estão sendo usados. Essa campanha não é eleitoreira, mas vai ser usada muito em breve para fins políticos partidários. Anotem isso. Essa campanha foi deflagrada por alguns figurões dos partidos de direita e de esquerda oposicionista, que movimentaram as redes sociais e que vocês, que a defendem com unhas e dentes, abraçaram feitos patinhos. A campanha é de cunho pessoal, não tem preocupação nenhuma com a melhora do sistema de saúde brasileiro. Vocês querem ver isso melhorar? Então façam atitudes efetivas, reais e concretas nos seus respectivos estados e cidades, cobrando de quem realmente pode mudar isso: seus prefeitos e governadores. E pensem bem antes de votar, porque o voto de vocês está sendo muito mal empregado. Sou contra a campanha sim. Lula agora é uma pessoa física (mesmo representando, simbolicamente, um dos maiores partidos do país) e que tem o direito de fazer o tratamento onde bem lhe aprouver, é um direito dele. Possuo a mais clara certeza que vocês odiariam ter um monte de pessoas mandando fazer uma coisa que você não quer.
    A respeito da vergonha de ser brasileiro: não, o Brasil não é totalmente ruim, mas para achar alguma coisa “boa” tem que procurar bem. Não gosto de ser brasileiro, e ter nascido nesse país, nessa época, na minha cidade, não foi culpa minha. Não posso fazer nada a respeito disso. Não gosto de Brasil enquanto nação, e vocês não vão fazer nada para me demover dessa ideia. E podem atacar, pois respeito opiniões divergentes. Sou partidário da ideia de Voltaire: “Posso não concordar com nada do que dizer, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-lo”

    • joao batista diz:

      Oi Ricardo, não concordo totalmente com sua leitura. Mandar Lula para SUS evidentemente é “simbólico”, pois todos sabem que ele tem dinheiro suficiente para não usar os serviços públicos. Mas nós que temos parentes se tratando pelo SUS não queremos que Lula venha morrer aqui, mas também gostaríamos que nossos entes tivesse um tratamento mais adequado e em tempo. Nesse sentido o governo do PT não foi diferente dos demais em relação a saúde, inclusive desviou todo o recurso da CPMF, além da não aplicação adequada do que ficou para tal fim, mas havia e ainda há a expectativa de que o governo do PT fosse atento ao tripé: Ética, Educação e Saúde e justamente nisto ficou muito a desejar e há uma grandes frustração. Eu gostaria sim que o Lula e todos os demais políticos tivessem seus filhos matriculados em escolas públicas e fossem atendidos pelo SUS, não para serem ignorantes e morrerem na fila, mas por estas instituições serem dignas para nossos filhos também. Relaxe, Lula vai sair dessa e espero que minha esposa tambem, embora ela esteja fazendo ao menos 80% do tratamento no SUS e sei que não é fácil, e saber que o recurso estava o tempo todo sendo desviado, dói no coração.

    • Samanta diz:

      Meu caro,
      Eu estava no Encor quando o governante da época estava recebendo os estrangeiros e anunciando em toda a rede de mídias, jornais, telejornais, que o Encor era o maior e melhor hospital do coração da América não sei das quantas, com os melhores equipamentos, apresentando estatísticas, relatórios, de não sei quantos atendimentos diários, e mais um monte de baboseiras.
      Porém, os estrangeiros visitaram um andar (que não era SUS, era a ala paga), tudo novinho, uma maravilha! Enquanto o resto do complexo, com baratas nos banheiros, pacientes fedendo nos leitos, vidros de urinas nos corredores e muito mais, que nem vem ao caso citar aqui.
      Portanto, eu não acredito nesses relatórios forjados do que foi feito com o dinheiro do povo, neste tipo de prestação de contas, em época de campanha.
      Acredito no que eu vejo.
      Dá uma passadinha em algum hospital púplico e fica 30/40 min lá e depois conta prá gente o que você viu.
      Entreviste algumas pessoas, que realmente precisaram do SUS e relate para nós leitores o resultado da sua pesquisa.

      Se a melhora do SUS não depende do Presidente, ele que não tivesse prometido esta melhora para o povo na época da campanha.

      O povo está ressentido por alguém que sequer teve compaixão por eles.

      É obvio que rico como está, o Lula não se tratar pelo SUS, e mais óbvio ainda, que ninguém quer que ele morra de câncer.
      A campanha “Lula vá se tratar pelo SUS” é uma indireta irônica, um alerta para que os políticos se mexam.

      É cruel, mas é fruto da educação, ou consequência do que o próprio governo vem plantando.

  54. é meu caro ricardo Dawkins, sábias leituras do nosso povo. Mas tenha em mente uma coisa: Lula é forte, poderoso, e está no sírio libanês, é um titã, e nós somos insignificantes. então em vez de reclamarmos e crucifica-lo, na nossa atual condição de baratas, eu prefiro me fortalecer e declarar guerra aos criticos da mesma condição. Somente forte e sólido eu farei uma crítica e tentarei mudar esse quadro, e poderei enfim enfrentar esse descaso e paradoxo do nosso “humilde e carismático” presidente, mas ao mesmo tempo forte o bastante para que nossas reclamações, soem como um chiado de inseto perto dele. Não quero (assim como vc, meu caro), falar e falar e falar, e continuar absoleto. é o maior erro do brasileiro: FALAR, RECLAMAR, E ACEITAR TUDO, PQ É UM FRACO!

  55. Hugo diz:

    O fato é que acho que ele teve o que mereceu, e nao vai ser um puxa saco de ptralha que vai mudar minha posicao. Fiquei claro.?Estou torcendo para ele piorar e morrer.

    • Alguém :) diz:

      E eu estou torcendo pra que aconteça o mesmo com você, VERGONHA de ler este comentário e saber que foi escrito por um ser humano. “Ele teve o que mereceu” e você merece ser atropelado pra ver que ele é uma pessoa igual a ti LUTANDO pela vida, otário.

  56. É interessante notar a quantidade de ódio que transpira nesse texto. Ele não deixa de cometer o mesmo erros dos mugidos nacionalistas: tem mais emoção do que idéia, apela mais ao coração do que a razão. Não apenas isso, mas dá um interpretação tendencioso do que poderia muito bem ser um tipo de movimento social informal de algum valor. A idéia nunca foi deixar um ser humano agonizar, mas explicitar o contraste que existe entre o discurso do governo e a realidade. Enquanto ele se gaba de possuir instalações adequadas, acaba sendo forçado a concordar que isso não é assim.
    Outra falha que se deve notar é que nesse texto também se vê a mesma tendência do nacionalismo, mas direcionada para o lado oposto. Se o nacionalista enxerga apenas beleza em um povo, esse texto parece ver apenas feiúra. A falha é a mesma: qualquer tentativa de fazer agrupamentos em função de nacionalidade acaba falhando. O não-nacionalismo inteligente não é aquele que vê podridão nas pessoas de seu país, mas aquele que não enxerga as pessoas em função de seu país (ao menos não como fator decisivo).
    Enfim, se o objetivo do texto era divertir os “nacionalistas negativos” e irritar os “nacionalistas positivos” (talvez conseguindo alguma polêmica, que é o segredo para a popularidade na mídia) pode-se dizer que ele conseguiu.
    No entanto, se ele pretendia defender uma opinião inteligente e proporcionar insights sobre a nossa situação, sugiro que ele seja repensado.

  57. Júnior diz:

    A maior HIPOCRISIA que vejo era o LULA apresentando números de como a saúde brasileira melhorou, que o Brasil estava caminhando ao primeiro mundo!!!
    Mas não vejo essa “CAMPANHA” como algo que a “MAIORIA” querendo que ele vá de verdade para o SUS… Mas sim a MAIORIA quer que ele pague a língua, que não diga asneiras na política, que a saúde tenha mais atenção assim como a educação, uma acidez contra a corrupção…

    A campanha se resume em IRONIA, HUMOR NEGRO, enfim…

    Claro que temos centenas de ignorantes, mas estes serão os que consideram o ex-presidente um SANTO, um COITADINHO, e que não vê a saúde pública com a possibilidade de ter a mesma QUALIDADE de um hospital SÍRIO-LIBANÊS, por que não entende NADA de política, porque são uns acomodados sociais (geralmente um reflexo da religião).

    Pensamento crítico, só com EDUCAÇÃO!
    Mas como forma de protesto, eu digo:

    LULA… FAÇA O TRATAMENTO PELO SUS!

    Ass: Júnior – CANAL ANTI FÉ!

    • Alexandre diz:

      Gostei de seus comentários…
      Vemos tanta porcaria diariamente na política, e quando reclamamos de algo com ironia na maioria das vezes, ou como desabafo, aparecem editorezinhos querendo descer a lenha no povo brasileiro que ainda está gatinhando em matéria de pensamento crítico!

      Parabéns pelo seu comentário

  58. Por que as pessoas tem medo de responder diretamente? Só falei que sou aposentado por invalidez devido a erro médico junto com condições precárias de um hospital público. Desde então já gastei o que não tinha para tentar reparar tal erro e já vão fazer 7 anos sem ter sucesso. Em breve vou passar pot nova cirurgia e vou ter que encarar o nosso SUS porque simplesmente sou um cidadão aposentados e sem aparos da máquina pública. Bilhões estão indo pelo ralo da corrupção todos os anos. Os aposentados brasileiros que também foram prejudicados pela canetada desse senhor que chamam de “melhor presidente que o Brasil ja teve” travam luta todos os anos por um mísero aumento de sálario, enquanto ‘ele’ desfruta de gorda aposentadoria paga pelo INSS para anistiados.

  59. Hélio diz:

    Ricardo, vc diz: ” Exigir de Lula algo que nem nós faríamos se tivéssemos em seu lugar é hipocrisia”. Neste caso a hipocrisia está no próprio Lula que, em seu desvario populista disse que gostaria que isto acontecesse (adoecer para se tratar pelo SUS). A máscara da demagogia cai aqui. Quanto ao povo brasileiro, tudo o que vc critica do povo se aplica perfeitamente a quem? mais uma vez ao Lula. Quem mais se metia a falar de tudo? a saber de tudo? a posar de tudo? Portanto, tenho que te dizer, teu texto critica é o Lula!

  60. Hárrison diz:

    Do jeito que voc fla, parece que nem brasileiro tu é! vai tomar no c* msm olho do c*.

  61. oraculo diz:

    Primeiro lugar: o SUS é um lixo. Segundo: eu não sou presidente da república, não fiquei milionária roubando. Terceiro: tive vários parentes que agonizaram e morreram nessa desgraça de SUS. Quarto: dinheiro tem, e muito , mas a roubalheira, que é de décadas, não permite uma saúde minimamente decente. Quinto: Lula, Dilma, FHC, Alencar e toda essa corja nojenta , seja PSDB, Dem, PT ou qualquer outro, ELEITOS PELO POVO BRASILEIRO, essa vergonha do planeta TErra, deveriam sim ser tratados pelo SUS. Não comemoro doença de ninguém, mas pena também não tenho. Não tenho nem mais pena do pobre que morre esperando atendimento em hospital público , porque merecem. O dia que a população acordar e parar de se preocupar apenas com samba, futebol e show da ivete sangalo, eu posso vir a ter um pouco de orgulho de ser brasileira, até lá só tenho vergonha.

    • Paulo Regis diz:

      Tirou as palavras da minha boca!!! Parabens pelo seu pensamento. Brasileiro é assim se mata por futebol, carnaval e outras besteiras que não levam a nada, mas para brigar por seus direitos(saude, educacao, moradia, segurança, etc) ai deixa pra lá….
      LULA NO SUS JÁ!!!

  62. Leandro diz:

    Não sei quanto cada um aqui conhece do SUS ou do sistema particular de saúde do Brasil.
    Minha opinião, a depender do lugar prefiro ser tratado num hospital público do que num particular. Se não fosse as filas intermináveis num hospital publico, muitas pessoas prefeririam estar lá.
    Todos esses médicos que aparecem trabalham no hospital das clínicas ou na escola paulista, hospitais públicos. Além disso até hoje os melhores médico que vi foram em hospitais públicos, e não só médicos, mas enfermeiros e fisioterapeutas. Não se ganha muito e quem gosta da profissão e está em um hospital público está lá para ajudar.
    Mas o governo não ajuda, não dá o dinheiro suficiente, não cria um fluxo de gerenciamento e não ensina a população a usar da melhor maneira.

    Se o Lula está procurando o Sírio Libanês para se tratar e como você mesmo disse, ele considera aquilo o melhor para ele, e consequentemente melhor que o SUS.
    Mas pera aí. Ele não foi nosso presidente e tentou o melhor pra gente. Logo ele não fez o melhor, então por que essa adoração por essa pessoa, que quando pode mudar não mudou (8 anos, mais 4 extras). E agora usa o seu próprio dinheiro para fazer completamente diferente do que ele defendeu por vários anos de que ele estava fazendo um pais melhor.
    Ele sempre defendeu e todos acreditam q ele fez muito pelo pais, mas agora q ele precisa do pais dele, ele prefere recorrer ao dinheiro, pq sabe que o pais dele nao pode ajudar agora.
    O que ele fez pela saude? Ele nunca acreditou na saúde do país, sabia q havia problema, mas preferiu ignorar, sabia q nao precisaria do SUS. Ao contrário de muitos brasileiros que sofrem horas numa fila.

    É ótimo discutir o seu cancer, saber q está relacionado a bebida e cigarro e etc…
    Mas poucos lugares vi discutir a velocidade do diagnóstico e tratamento (2 dias). E como a população pode ter os mesmos cuidados quando paga uma das maiores taxa de imposto do mundo, sem precisar ter o r*** cheio de dinheiro.

  63. Claudio Ferro diz:

    Os defensores do Lula e inimigos dessa “campanha” citam a irresponsabilidade fiscal dos estados e municípios para justificar o caos na saúde e tirar a culpa das costas do ex-Presidente.
    Alguém disse que “(…) a regulamentação da Emenda 29, que está para ser votada há mais de uma década”. Essa pessoa, porém, se esquece (ou recusa-se a lembrar) que Lula esteve oito anos no poder. E não foram oito anos como os oito de FHC, enfrentando oposição ferrenha no congresso e com prefeitos e governadores de maioria oposicionista, mas foram oito anos com maioria congressista e prefeitos e governadores que o apoiavam. Se nada fez para aprovar a tal da emenda 29, foi porque não quis, pois apoio tinha. Ao invés disso, até no governo Dilma tentam aprovar a todo custo o novo imposto pra saúde. Pra quê? Pro nosso dinheiro não ser aproveitado pelos estados e municípios como dizem?
    O sr. Ricardo Silva, antes de pagar de intelectual deveria se permitir esses questionamentos.
    Ninguém está minimizando a dor de quem sofre com essa terrível doença. Minha avó mesmo padeceu disso, e minha tia esperou seis meses por um resultado de exame na rede pública, só para depois ficar sabendo que seu câncer de mama avançou bastante nesse tempo. Infelizmente, minha tia não pôde ser examinada por uma junta do Sírio-Libanês.
    Sorte do Lula, que é “o cara” e pode.

  64. Rodrigo diz:

    Não vejo graça no câncer do Lula e nem ironizo. Minha mãe teve há mais de 15 anos atrás e se curou. Detalhe, como não tínhamos dinheiro, foi obrigada a se tratar na rede pública. Não desejo a morte de ninguém! Só acho justo que ele, que em 8 anos de governo falou que o nosso sistema de saúde beirava a perfeição, fosse capaz de se tratar por ele, para ver que para perfeição, falta muito! Só assim que as coisas mudariam. Quando eles (políticos) precisarem de serviços públicos, verão o quanto estão fazendo pelo nosso país! Que tem corredores lotados de pessoas com câncer e morrem… graças a “PERFEIÇÃO” do nosso SUS.
    Falar que desejamos a morte dele pelo simples fato de desejarmos que ele trate o câncer dele pelo SUS, é assinarmos um atestado de óbito! Quantos de nós não tem a possibilidade de se tratar num Sírio Libanês? Eu mesmo não tenho! Rezemos pra que nunca precisemos usar o SUS… já que isso quer dizer desejar a morte!

  65. Claudia diz:

    Eu certamente faria meu tratamento num hospital particular, mas nunca andei por aí dizendo que o SUS é de primeiro mundo, nem me elegi dizendo para o povo que “sou um de vocês”. Então meu caro, acho que o povo só espera ver alguma atitude honesta de algum político que não seja uma falácia para ganhar voto. Ele separa os pobres dos burgueses, mas vive e age como um burguês. Não concorda?

  66. LÉIA DE ALMEIDA diz:

    EU FIZ UMA CIRURGIA NUM HOSPITAL EM BRASÍLIA DF PARTICULAR,COM PAGAMENTOS CARÍSSIMOS PELA GOLDEM E ME DEIXARAM COM SÉRIOS PROBLEMAS..ACORDEM GENTE OS MESMOS MÉDICO Q OPERAM NO SUS SÃO OS MESMOS Q OPERAM NOS PARTICULARES,TRABALHO NESTA ÁREA E CONHEÇO QDE TODOS ELES..ISSO É FATALIDADE QDO ACONTECE UM ERRO NADA A VER SE É SUS OU PAGO..IGNORANCIA TEM LIMITES..BJIM

    • Wagner diz:

      Realmente tem muitos médicos que trabalham no publico e no privado, mas o merito da questão é que no privado vc consegue chegar até eles com pouco tempo, todavia via SUS demora meses, e a doença não para enquanto vc aguarda a vez de ser regulado pelas centrais de regulação do SUS. E como vc trabalha nessa area vc sabe a dificuldade que é ser regulado e depois a imensa dificuldade quando o tratamento é fora de seu domicilio e vc precisa do TFD, realmente quando vc coloca que ignorancia tem limites concordo plenamente.

    • Entendo…. só que no meu caso eu precisei de um implante depois da ‘caca’ do médico que me informou antes que seu fosse fazer particular seria em outro hospital. Agora, depois de 6 cirurgias e indo para a sétima, já estou calejado no assunto de tanto pesquisar. Hoje, aposentado aos 41 anos, me sinto estacionado no tempo. Esse assunto é muito complexo, mas por experiência própria, ou pelo menos o que eu vi foi que se for fazer o procedimento particular, leva muito menos tempo do que pelo SUS. Agora, uma perguntinha básica: TODOS AQUELES ANOS COBRANDO CPMF E ATÉ HOJE SAEM DA PREVIDÊNCIA 20% PARA ESSES FINS, ONDE FOI E ESTÁ INDO ESSE DINHEIRO?

    • joao batista diz:

      O Problema do SUS é principalmente o acesso. Pois está sempre cheio, os exames se consegue em longo tempo, os profissionais, em vários casos, são bastante relachados, e deixam o paciente sem assistência.

  67. campanha ridicula…..vai estudar etrabalahr pra ser alguem na vida e poder ter essas regalias de se tratar em lugares particulares….

    • joao batista diz:

      Seu comentário é que está te mostrando ser ridículo. rrrsrss – Trabalhar não é sinônimo de “ser alguem”, nem de “ter regalias”. Olhe em sua volta.

  68. Sou aposentado por invalidez aos 41 anos por conta de um erro grotesco praticado por um mádico do SUS. Hoje só saio de casa de me levarem. Agora, se o hospital onde fui internado fosse melhor equipado e os valores pagos por uma cirurgia do SUS fossem de acordo, hoje com certeza estaria vivendo uma vida normal.

  69. Yuri diz:

    Vou repetir um comentário que fiz em outro blog porque ele responde seu texto da maneira que quero.

    Mais uma pessoa falando besteira encima de suposições equivocadas.
    Veja bem… Concordo que há muitas pessoas que estão aproveitando a situação para protestar contra o SUS, mas as pessoas informadas que começaram a dizer para o Lula tratar-se no SUS, o fizeram para cobrar do mesmo que cumprisse sua palavra QUANDO AFIRMOU que o sistema de saúde pública brasileiro beirava a PERFEIÇÃO e que se um dia ficasse doente, tratar-se-ia no SUS.

    Cobram-lhe HONRAR sua palavra! É uma cobrança muito bem justificada.
    Se ele nunca houvesse dito essas palavras, talvez não haveria nunhuma justificativa para dizerem que ele deveria tratar-se no SUS.

    Entendeu?

    Mas frases do tipo “ele tinha que tratar-se no SUS para ver como sofre a população” são realmente ridículas, desejando sofrimento à alguém. Isso é completamente diferente. Distorce o motivo e intenção de cobrar que Lula trate-se no SUS.

  70. Fabiano diz:

    O Lula tem direito sim, ele tem grana, mesmo por que, antes mesmo de ser Presidente, ele já tinha declarado mais de R$ 500,000,00 reais a receita federal, um cara que se aposentou cedo, sempre foi de um partido e nunca havia assumido um cargo público e hoje tem uma grana que não dúvido que seja no mínimo umas 8 vezes maior da que tinha antes de ser Presidente (dinheiro meu, seu e de todos os que vc diz serem ignorantes). O povo é ignorante mesmo por votar nessa corja e eu sou mais estúpido ainda de ler essa baboseira que escreveu. E é justamente esse povo ignorante que lê esses seus textos muito mau escritos que fazem vc ter salário, pra você pagar impostos que fizeram o Lula ter grana e se tratar em um hospital Top. Continue assim, um legítimo porcaria que não honra nem o País onde vive.

  71. Michel Pinto diz:

    Tenho 32 anos. Tive câncer. Me tratei pelo SUS e estou curado.

    Se eu tivesse condições, para me curar faria meu tratamento em Houston, Manchester, Tóquio ou com a Mãe Menininha de Quem é Que Fosse.

    Só tenho de torcer pelo pronto restabelecimento de Lula.

  72. Dymes diz:

    Por que o Lula não se trata no SUS? R: Por que ele não quer morrer.

    Se tratar de uma Doença Grave no SUS é o mesmo que ser sentenciado a morte! A Minha mãe ficou 1 Ano é 6 meses para fazer a Cirurgia… O Particular Cobra SÓ PELA OPERAÇÃO 5 Mil reais.

  73. Quando pedem que Lula se trate na rede do SUS, talvez queiram simplesmente que ele reconheça que a rede pública não é tão boa quanto ele fez parecer ser numa ocasião em que foi atendido num hospital público e foi bem tratado, como já foi lembrado.

    De todos os comentários que li, creio que o do Fábio Carvalho foi o mais esclarecedor, o SUS recebe financiamento da União mas ela não é responsável pela implantação nos Estados, por isso vemos as disparidades entre o serviço hospitalar entre um e outro. no caso do Fábio, ele mora em Porto Alegre e talvez lá a coisa funcione bem, ou no mínimo melhor que nas demais cidades do país.

    Agora pensem comigo, se eu fosse presidente de um país, não faria tudo sozinho e seria obrigado a delegar a parte da implantação de qualquer projeto ou sistema a terceiros, incluindo as etapas estaduais e municipais com governadores e prefeitos, de modo que seria no mínimo ingenuidade da minha parte pensar que todos estes fariam o dever de casa da maneira correta, basta lembrarmos do que fez o governo anterior do Amapá com a verba federal destinada ao FUNDEF, culminando com a chamada Operação Mãos Limpas, mas me digam senhores, é correto pensar que nesse caso o mal uso do dinheiro feito por Waldez Góes e Pedro Paulo no Amapá foi culpa do presidente? Parece lógico que não.

    Recordo que não estou defendendo Lula aqui, estou usando apenas a lógica quando tratamos com com grandes redes de administração, a excelência é algo que nunca será conseguido na totalidade e além do mais o próprio Lula foi alvo de várias denúncias durante o seu governo, quem não lembra do rápido enriquecimento do pobre filho que ele tem, talvez muitos não lembrem, mas é só fazer uma rápida pesquisa pra saberem detalhes.

    As pessoas estão querendo cobrar do presidente algo que deveriam começar por seus prefeitos, de que adianta querer que só o topo da pirâmide atue bem quando a base, justamente o que atinge o cidadão no contato imediato, sequer faz a sua parte? A cobrança e a vigilância deve existir sim, mas em termos gerais e não apenas específico de um setor do governo.

    Resumindo tudo o que foi escrito em apenas uma frase: Se eu fosse o único responsável por tudo no meu governo, eu confiaria (ou desconfiaria) em tudo o que eu fizesse, mas como dependo de muitos, prefiro a desconfiança.

    • Cristielle diz:

      No seu emprego, você é o responsável por uma atividade que envolve outros colegas. A responsabilidade não continua sendo sua? Se você não consegue mobilizar a equipe a conseguir o resultado esperado e MENTE pro seu superior que tudo está indo bem o que acontece com você? Se o Programa é nacional a responsabilidade é do Governo Federal. Se o repasse da verba para administração regional não está funcionando, será que não está na hora de parar de fingir que funciona e pensar em outras estratégias?

      • Cristielle, eu até concordaria com a sua colocação se, e somente se, toda a equipe de governo fosse composta de pessoas da minha confiança, mas no caso de uma presidência e de um programa federal de governo, ele tem que contar com o bom trabalho de governadores e prefeitos que na maioria das vezes já foram mal escolhidos, daí não tem como arriscar a própria cabeça na aposta em representantes que já são escolhas erradas da população nos níveis estaduais e municipais. Na verdade não dá nem pra confiar na própria equipe de governo do alto escalão, porque eles não são realmente escolhidos pelo partido que está no poder, na verdade as vagas nos ministérios são fruto de acordos realizados antes das eleições, do tipo: “deixa o meu entrar aqui que eu te ajudo a se eleger, coloca outro meu ali que te apoio em causa X, lembra que sem nossa colaboração vocês não vencem e por isso quero vaga em Y”. É assim que funciona, de maneira que ser alvo de críticas direcionadas ou tomar para si a responsabilidade de uma equipe inteira não seria, digamos, sensato.

        • Cristielle diz:

          Ok, Elias. Além de você convir comigo que acabou de concordar que nosso presidente provavelmente fez alianças com pessoas não confiáveis para entrar na presidência, peço que atente para a parte em que eu disse que ele é o responsável e se o programa não está funcionando de um jeito, ao invés de fingir que está tudo lindo, tem que encontrar outro que funcione. Ninguém espera que ele seja o presidente perfeito e que resolva o problema de décadas, e vários mandatos. Mas, acredito que o mínimo que ele deve à população é honestidade, e não a hipocrisia e atuação que deram a ele um índice recordista de popularidade, se dizendo “gente como a gente”. Gente como a gente não se trata no dia seguinte do diagnóstico no melhor hospital do país. Não espero que ele se trate pelo SUS, espero que ele aprenda a ser honesto, pra variar.

          • Honestidade e político é algo que raramente vemos no Brasil porque a população gosta mesmo é dos desonestos. Na melhor das hipóteses, vota por necessidade urgente, uma cesta básica, materiais de construção e dinheiro em espécie mesmo. Político honesto raramente chega ao poder porque em tese não tem que usar destes artifícios para se eleger. Lula contou com um dos melhores marqueteiros quando era candidato, não por acaso. A grande verdade é que existe uma questão de obrigação totalmente equivocada no Brasil, porque nós temos o voto obrigatório, quando o que deveria ser essencialmente era o cumprimento das promessas feitas em períodos eleitorais, que atualmente é facultativa. Lembro que não sou daqueles que não acreditam na Política, porque ela nada tem a ver com que os corruptos e maus representantes (se é que podemos chamá-los assim), mas quando se tem um povo em que a imensa maioria é movida por interesses imediatos e fazem deles a sua condição primordial para a escolha de um candidato, não espero ver alguém que seja um exemplo de honestidade no poder durante minha vida.

            • Cristielle diz:

              Mas ainda não é por isso que temos que nos omitir quanto aos desonesto. Não existe uma pessoa semidesonesta, ou semimentirosa. Ou é ou não é. Como todos os humanos, aceito nos outros e me permito deslizes, mas não vou nunca me omitir quando desonestidade e mentira fizerem parte do caráter (ou da falta dele) de alguém. Não é porque sempre foi assim que eu devo me acomodar, e fechar a boca.

              • Não falei em nos acomodarmos, quis dizer que a parcela da população que elege os nossos pseudo-representantes está pouco se lixando pra isso e tem memória curtíssima, além de faltar boa compreensão para avaliar um candidato de maneira razoável. Sempre que posso discuto sobre os maus políticos do meu Estado, sejam vereadores, deputados, prefeitos ou o governador, mas é grande o número de pessoas que pouco se lixam pro que eles fazem ou deixam de fazer. Infelizmente, Cristielle, a parcela da população com alguma condição de perceber as coisas de forma satisfatória é uma fatia muito pequena e insuficiente para mudar o quadro atual. É importante ter quem lute contra, nem que seja pra fazer cócegas nos poderosos e provocar a queda de um ou outro, mas mudar o panorama geral não é algo que vai ocorrer nessa geração. Ainda que eu quisesse ser otimista a esse respeito, não consigo deixar de ser realista.

  74. marcos diz:

    Seu texto é bom, mas o contexto é equivocado.
    É obvio que tem muita gente que engrossa a corrente sem saber o que está realmente dizendo, mas a campanha “Lula faz o tratamento pelo SUS”, quer dizer mais que o sentido literal. Quer abrir o debate sobre as mazelas do SUS, e nunca, repito nunca, realmente dizer que o digníssimo ex-presidente faça de fato o seu tratamento pelo SUS (que alias, mesmo sem os recursos apropriados faz milagres nessa seara – tratamento do cançer). O que se busca com a campanha (no meu ponto de vista) é abrir campo para o debate, e nunca desmerecer o SUS, desejar mal ao ex-presidente, ou fazer piada sem graça. A proposta é legítima de um regime democrático, onde o contraditório sempre faz crescer a consciencia da população.
    Em tempo, concordo com sua proposição (a de que as pessoas que tem condição sempre buscarão as melhores alternativas para o tratamento de sua saúde), todavia, não é disso que se trata a campanha.

  75. Naodapraesperar diz:

    Eu não quero mais um “herói” na história … pois já tenho os meus (verdadeiros) … “Corrente do bem”, pra quem precisa ! UTOPIA (!?!)

  76. Isso mesmo!!!!Tem que se acordar 2 da manhã passar frio numa fila, pra ver se consegue uma ficha, pra ver se consegue uma consulta no mínimo dentro de 6 meses.No mínimo isso e3sse vagabundo ladrão!!!!A cambada que tava com ele tá caindo tudo no governo Dilma, que é outra meliante!!!!!!!!!

  77. Morvic diz:

    Essa onda de Cancer que esta atacando politicos populiste da América latina (novo nome para ditadores de pijama ) Me faz Me perguntar, Sera que isso e coincidência ? Claro que Lula nao merece isso … Nao e questao de merecer, claro que um jornalista serio nao pode sair por ai festejando esse drama pessoal do Lula, sera anti-etico e esteril, seria se colocar no mesmo patamar intelectual do proprio lula. Temos que ser superior, mais essa sensacao de justica feita (mesmo que divina) e justamente resultado da frustração do povo pela falta de justiça porque o lugar do Lula nao fosse pela ineficiência da justiça seria a CADEIA. Agora a mesma ineficiência tambem Presente no setor da Saúde lhe faz recorrer ao setor privado, isso nao deixa de ser irônico. E isso que o povo exprime se chama FRUSTRAÇÃO e nao malvadeza nem perversidade.

  78. Igor diz:

    SUS não. Foi criado em 1998 epoca que segundo Lulla o Brasil nem existia. Que Chaves o leve pra se tratado em Cuba.

  79. Luiza Moura diz:

    Ninguém quer que Lula Agonize ou morra! Mas é sempre bom lembrar a difereça das condições do SUS maravilha e do Sistema particular!
    Lula descobriu no sabado e na segunda já vai se tratar!
    E no SUS??? No minimo 2 meses para consulta, mais 1 mes para o exame e o retorno, e para o tratamento….. nem se fala!
    O problema não é com Lula mas sim com a desigualdade de continuará sempre!

  80. Cara, é mto fácil criticar…
    O difícil é lembrar que os políticos vêm do meio do mesmo povo que tira cópia de assuntos particulares, faz telefones particulares (as escondidas) na empresa em que trabalha, além de furtar pequenos objetos por julgar não fazer falta…
    Povo que ao vê uma pessoa perdendo a carteira ou o celular a deixa ir embora e se aproveita do bem perdido…
    Imaginem se esse povo tivesse acesso a altas quantias de dinheiro ou oportunidade de desviar esses recursos sem que fosse descoberto… o que faria? O mesmo que os políticos…
    A mudança deve acontecer na cultura brasileira, nos valores dos brasileiros, de onde surgem os políticos… A mudança começa da base…

    Acho de uma DESUMANIDADE sem tamanho desejar o sofrimento e até a morte de um homem…
    Homem que antes de ser o ex-presidente é filho, irmão, marido, pai, avô…
    Só se deseja a morte ao próximo quem nunca perdeu alguém que se amou…

  81. Gislaine diz:

    Tenta pagar de outra coisa pq de intelectual tbm não dá! Você é um ressentido e frustrado e, provavelmente, burro tbm pq não entendeu a campanha para o Lula se tratar no SUS. Não acredito que alguém esteja desejando sua morte ou sofrimento e, sim, sugerindo que ele veja o dia-a-dia de um sistema de saúde no qual ele acredita e diz que funciona.
    Se a maioria é ignorante é porque a educação, assim como a saúde, é deixada de lado pelo governo.

  82. Botelho Pinto diz:

    Então na sua opinião o povo pode agonizar numa espécie coletiva de morbidez dos políticos?

    O apedeuta mor é vitima das suas falácias e bravatas quando disse que tinha vontade de ficar doente para ser tratado na UPA de PE ou quando disse que a saúde pública no país está quase perfeita.
    Tenho sim vergonha de ser brasileiro quando vejo desmandos políticos e o povo morrendo na fila do SUS!

  83. junior diz:

    Olha Ricardo se o Lula tem que ser tratado pelo SUS eu não sei, até mesmo pq eu não conheço direito esse sistema, penso que sua opinião deve ser levada em conta, alias toda opinião deve ser ouvida por mais sem fundamento que tenha, porém não gosto da maneira como se refere ao brasileiro, se vc acha que só no brasil acontece essas paradas que vc posta, vc ta mt enganado. O mundo ou Brasil que vc sonha está mais longe de exstir do que vc imagina, da mesma maneira que vc se refere as nós “hipócritas”, vc automaticamente refere-se a si mesmo pq vc também acha que é politizado o suficiente pra falar ou xingar isto.

  84. Stíphanie diz:

    As deficiências do Sus são noticiadas, veja o caso da gaúcha que precisou viajar mais de 500km para ter assistência de um hospital com UTI neonatal para parir os filhos gêmeos; a demora foi tanta que ela ainda corre risco de vida. Digam-me: só o que vocês podem fazer é passar uma corrente no facebook criticando que o Lula, assim como nós, mesmo pagando impostos utiliza serviço privado para ser atendido? Quem tem mais condições e pode pagar um plano de saúde é o mesmo que tem acesso à internet e divulga o péssimo atendimento do Sus. Refita. Curti muuuuuuuuito o post e divulguei bastante na minha rede de contatos.

  85. Fábio Carvalho diz:

    Os guerrilheiros dos teclados não sabem nem o que é baixa, média e alta complexidade. Nem responsabilidades federal, dos estados e dos municípios no SUS. Muito menos acompanham a regulamentação da Emenda 29, que está para ser votada há mais de uma década.

    1) Acham que a conta da saúde pública pode ser paga com o suposto “fim da corrupção”. Não digo que corrupção não há, porque há, e muita. Claro que a corrupção deve ser punida. Mas há uma perigosa inversão de agenda. Já que o SUS tem problemas de financiamento, que quem conhece o sistema sabe que não vai acabar com tiwitaço contra a corrupção, o que fazer? Ora, delegar para uma OSS (uma ONG com nome diferente) um contrato. E é esta a política que está em curso em diversos estados e municípios brasileiros. A culpa também é de quem aponta seu canhão indignado seletivamente, entoando falsos mantras.

    2) Lula não fez NADA, gostam de dizer. Não devem saber a falta de um anti-hipertensivo (atendimento básico), que custa uns 100 por mês, para tratar uma doença crônica custa muito caro. Como assim? Quem não toma esse medicamento pode ter um infarto. Um infartado custa intervenção médica caríssima, de várias especialidades (cirurgião cardíaco, cirurgião vascular, anestesista, entre outros), vários dias de internação, inclusive em UTI, medicamentos caros muitas vezes. Logo, um único infartado consome, em dinheiro do SUS, o que daria para atender dezenas de milhares de hipertensos. Se hoje você tem uma receita do SUS, você retira alguns anti-hipertensivos (não todos, existem medicamentos de última geração, mais caros… se o Lula fosse hipertenso, só poderia tomar o que está na lista do SUS!) e outros medicamentos para doenças crônicas (como diabetes) na rede “Aqui tem Farmácia Popular”. Pois esta foi uma política desenvolvida pelo ex-presidente. Lula merece, sim, muitas críticas – mas NÃO pelo fato de tratar seu câncer onde ele ESCOLHER e puder suportar custos.

    3) Tem gente aí na caixa falando de ambulância quando até um celenterado sabe que foi através de emendas parlamentares que uma empresa canalha, Planam, superfaturou a compra desses veículos especiais. Foi desvio de dinheiro público grave. Começou há muitos anos, na gestão de José Serra (governo FHC), continuou na gestão de Humberto Costa (Lula), até ser descoberto. Foi o escândalo sanguessuga. Ele surgiu a partir de investigação da Polícia Federal e o dono da empresa, em troca de redução da pena, topou a tal delação premiada. Não dá para culpar, pessoalmente, nem o Serra, nem o Humberto Costa, nem FHC, nem Lula. Esse escândalo tem hoje mais de 70 denunciados no STF. Um dos denunciados é hoje, pasmem, secretário estadual de Saúde de Mato Grosso. Chama-se Pedro Henry – e, curiosamente, sua política pública de saúde é OSS. (ver item 1)

    4) A competência federal, entre outras, é com campanhas de vacinação, doenças com risco epidemiológico (Aids, dengue, hanseníase etc), programas voltados à saúde da mulher, entre outras. A União não atende quem infarta. Os estados e, principalmente, os municípios, suportam o GROSSO do atendimento público de saúde, inclusive o câncer. Fato: o atendimento em oncologia do SUS é bem superior aos serviços e urgência e de emergência, bem como outros procedimentos eletivos do mesmíssimo SUS (com destaque para a ortopedia e traumatologia, que lideram protestos e queixas dos usuários do sistema, até onde sei).

    5) A minha faxineira teve câncer. Ela BEM CONHECE o SUS. Ela não se cansa de reclamar, pois tem um neto doente e, se ela pudesse, faria tudo e algo mais por esse neto. Mas ela fez um exame preventivo no POSTO DE SAÚDE (atendimento básico, galera). Foi encaminhada para uma unidade de referência para confirmação (média complexidade). Submeteu-se à quimio e radioterapia (alta complexidade, procedimento caro, galera). Recuperou-se. Está ótima. Este ano, ela estava atrasada em uma consulta de rotina necessária ao protocolo. O posto de saúde acionou uma agente comunitária de saúde que bateu lá na casa dela: tipo, olha, fulana, tem que fazer os controles, porque é importante. Logo, ela ELOGIA o tratamento contra o câncer que ela recebeu do SUS. Porque até bateram na casa dela atrás dela, olha que legal! Não foi o Lula que fez isso: foi a rede SUS em Porto Alegre, onde eu resido. Ah, meu pai tinha plano de saúde. Morreu com câncer. Entre o diagnóstico e o óbito, pouco mais de 30 dias. Por isso, acho ODIOSO quem faz piada com essa história do Lula.

    Aposto que boa parte dos guerrilheiros virtuais não DEVE USAR o SUS, mas ousa falar em nome da “maioria do brasileiros”. Torno a dizer que tenho muitas críticas ao Lula, outras tantas ao FHC (para não falar do Sarney, que foi aliado de AMBOS, e hoje está ao lado da Dilma). No plano pessoal, achei péssimo o José Alencar – ele foi vice do Lula, não se tratou no SUS e não houve proselitismo selvagem contra seu longo câncer; ele buscou tratamento fora do país, aliás- recusar-se a fazer teste de DNA para reconhecer uma suposta filha. Mas eu seria incapaz de fazer qualquer brincadeira, ou cobrança, a partir do câncer do José Alencar.

  86. Conrado diz:

    Alem disso, vale lembrar que Lula está sendo atendido pelo SUS, uma vez que temos um sistema ÚNICO de saúde.

  87. Alexia diz:

    O Lula merece o melhor tratamento possível que o SUS possa lhe oferecer. Não vejo nada demais vê-lo as 4 da manhã na fila para marcar uma consulta, e esperar mais de 3 meses por uma consulta especializada, do mesmo jeito que o povo que não tem um bom convênio espera.
    Não desejo o pior para o Lula, mas desejo o melhor para o nosso país, meu caro ex presidente prove que o SUS é um excelente serviço e vá se tratar lá.

  88. Comentadores altamente intelectualizados, recomendo a leitura à vocês desse texto que é uma perspectiva de quem mora fora do Brasil sobre esse tema: http://wp.me/pX6QH-82

    • Luzimary diz:

      Oi Ricardo, acho que o que a “Campanha” pretendia era tão somente alertar sobre os graves problemas que a população enfrenta em relação ao SUS e no caso específico, Câncer, onde a consulta é demorada, médicos são raros, exames e medicação por vezes não há mesmo. Ninguém está querendo que o Lula morra, calma gente, o que o rapaz do facebook queria era denunciar as condições absurdas do SUS, tão mal administrado, como sempre. portanto gente, calma porque o santo é de barro. bj

  89. ara, é mto fácil criticar…
    O difícil é lembrar que os políticos vêm do meio do mesmo povo que tira cópia de assuntos particulares, faz telefones particulares (as escondidas) na empresa onde trabalham, além de furtarem pequenos objetos por julgarem não fazer falta…
    Povo que ao vê uma pessoa perdendo a carteira ou o celular as deixam ir embora e se aproveitam do bem perdido…
    Imaginem se esse povo tivesse acesso a altas quantias de dinheiro ou oportunidade de desviar esse recurso sem que fosse descoberto… o que fariam? O mesmo que os políticos…
    A mudança deve acontecer na cultura brasileira, nos valores dos brasileiros, de onde surgem os políticos…

    Acho de uma DESUMANIDADE se tamanho desejar o sofrimento e até a morte de alguém…
    Alguém que antes de ser o ex-presidente é filho, irmão, marido, pai, avô…
    Só ser desejar a morte ao próximo quem nunca perdeu que se amou…

  90. Mari Cochinski diz:

    Não, ninguém quer ver o EX Presidente agonizar junto com o povo nos postos de saúde ou hospitais públicos, ao contrário nem para o pior inimigo se deseja algo assim, apenas uma sugestão, uma justa campanha já que tantas vezes fez questão de enfatizar o SUS como o melhor sistema de saúde do mundo. Se vangloriou de ter sido MUITO BEM atendido (será por era o Presidente?!?) numa ocasião em que usou o sistema, por necessidade?…não; por marketing?…muito provável.
    O Sistema, se funcionasse corretamente, sim, porém com a corrupção escandalosa e persistente, que não há quem “possa ou queira” ou tenha “interesse” em acabar, faz com que o povo que não tem outra alternativa para tratar de sua saúde, padeça e sofra na precariedade dos postos de saúde, nos hospitais e também do total despreparo dos atendentes, e da má vontade de muitos profissionais da saúde, que atendem no SUS!!
    Todos os dias….todos os dias, se fossem devidamente noticiadas teríamos informações sobre todo tipo de barbariedade, sim barbariedades cometidas no sistema.
    Afinal, saúde é um dos direitos dos cidadãos e DEVER do Governo!!
    Liberdade de expressão e manifestação também é direito de todo cidadão… ignorante (como vc Ricardo Silva diz) ou não!!
    Por falar em ignorante, nem vamos entrar no mérito da questão EDUCAÇÃO no Brasil!!

  91. luiz fernando diz:

    eu concordo com vc em alguns pontos, o que nao concordo é que o lula é simplismente endeusado pelo fato de ter dado um ponta a pe inicial com relação aos projetos de desenvolvimento regional..podia ser qualquer. Ganhar varios titulos e honras so por causa disso? isso é o básico todo politico deveria fazer é sua obrigação nada menos nada mais. Agora vamos todos ganhar honras e meritos por trabalhar na area de atuação e cumprir com suas competencias. eu particulamente adoraria receber-las mais nao por cumprir somente minha função por me destacar profissionalmente.
    outro ponto: o cancer é uma doença que a maioria das pessoas com péssimos habitos saudaveis durante muitos anos, fatores geneticos entre outros vão ter. Sorte do lula que podem pagar tratamento de primeira ponta, azar de outras que moram no interior vão para um medico na capital em busca de atendimento, descobri que tem cancer de colon, em seguida descobrem que o câncer esta em estado tão avançado que não tem mais volta e morre aos trinta e poucos anos. Se existissem hospitais capacitados para diagnosticar precocemente casos como esse no interior dos estado. será que a situação seria diferente? hum nao sei essa é uma pergunta sem resposta.

    • Fábio Carvalho diz:

      E agora temos o Luiz Fernando, acusando o erro universidades estrangeiras, que reconheceram saber e mérito para além dos muros acadêmicos e do proselitismo selvagem.

  92. Maria Thereza diz:

    Péssimo seu texto!

    Se debruça sobre a legislação do país, bobinho.
    Sobre ele você anda verdinho verdinho…

  93. Fernanda diz:

    A campanha não deseja nada de mal a ele, pois o mesmo afirmou que a saude pública do Brasil é quase perfeita… desculpa, mas vc ñ conseguiu formular a opinião de uma brasileira que tem orgulho de ser quem é

  94. IDRENO diz:

    MAS RICARDO SILVA, VOCE NÃO DISSE O QUE VOCE TEM FEITO COMO CONTROLE SOCIAL PARA MELHORAR O SISTEMA. ASSIM VOCE FICOU SENDO MAIS UM PAPAGAIO VIRTUAL QUE ESPEROU ALGUEM DIZER ALGUMA COISA PRA DEPOIS SE MANIFESTAR.É PORISSO QUE DIGO: “CRITICO É UM ESCRITOR QUE NÃO DEU CERTO.”

  95. “Vocês se julgam os mais politizados do mundo ao ordenarem Lula fazer o tratamento pro seu tumor no SUS. Pois bem, porque não fizeram o mesmo com Dona Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique, quando ela também estava doente? A questão é que se Lula se tratar numa rede particular, será criticado por “não acreditar no SUS”. Caso ele resolva seguir o conselho de vocês, será criticado porque “tem dinheiro, poderia muito bem se tratar num hospital particular e não tirar a vaga de um pobre”. Por um acaso vocês esquecem que Lula já foi bem mais pobre que qualquer um de vocês que hoje (em boa parte, graças a ele) podem fazer essa piadinha maquiada de manifesto pelo facebook? Tenho criticas ao governo Lula, e as faço por ser eleitor e ter orgulho disso. Mas acho uma imbecilidade utilizar a dor de uma família como muleta política. Ainda mais para quem acha que sabedoria política é meramente trocar avatar no facebook e dar “Sim, eu vou” em eventos como ‘manifesto virtual contra sei lá o que’.” – João Márcio Dias no facebook

    • Cristielle diz:

      Ahhhh, a ignorância. Já ouviu falar em sentido figurado? Ninguém quer efetivamente que Lula se trate pelo SUS, até porque eu, pelo menos não desejo a morte nem de inimigos. Eu apóio essa campanha sim! E a intenção é que, na verdade ele reavalie o que disse tantas vezes agora que é o calo dele que aperta. E que o brasileiro veja que o homem que disse que temos o melhor sistema público de saúde do mundo não confia nele.

      As escolhas erradas no nosso país vem principalmente da arte de absorver só o que está a um palmo do nariz. E não tecer análises, cruzar dados e principalmente pensar por si próprio.

    • cau diz:

      Tá muito sensibilizado com isto heim !
      Seja mais maduro e procure se informar melhor, não seja quem nem o gado de nossa população, Seres pensantes e que tem personalidade se expõem, falam o que pensam e buscam informações concretas, antes de se manifestar !
      Talvez em breve você como muitos começaram a perceber que o mundo em que vivem mudaram drasticamente e questões como estas serão apenas meras especulações.Porém você há de convir que afinal de contas, o ex-presidente merece um tratamento decente. E foi ele mesmo quem disse que a saúde pública no país está quase per…feita. Foi ele também que recomendou ao presidente Obama replicar o SUS nos Estados Unidos, por sua qualidade. Lula é um “homem do povo”, um metalúrgico que sempre enalteceu esta proximidade com os trabalhadores pobres. Não seria adequado agora ele gastar uma nota preta (ou melhor, uma nota afrodescendente) no hospital mais caro de São Paulo, onde apenas os ricos têm acesso. Eis a grande oportunidade para Lula demonstrar coerência e buscar os cuidados da rede pública hospitalar. Boa sorte, presidente (quer dizer, ex-presidente). Estamos com você nessa, orando por sua recuperação rápida, para que você possa logo retornar às suas atividades políticas que tanto têm feito pelo povo brasileiro (vide a qualidade do SUS como exemplo).

    • joao batista diz:

      Capte a mensagem, Ricardo. Ele assumiu o governo com explícito compromisso de levar a Educação e a Saúde a sério. Essas foram bandeiras do PT o tempo todo. Kd? Os outros foram coerentes, eram elitistas assumidos. Daí o protesto, pela frustração.

  96. SPFC diz:

    Texto infeliz… A opinião é valida, mas como brasileiro vc deveria morar fora daqui

    • Francisco Carlos de Arruda Bezerra diz:

      A alienação começou daí, Lembra do BRASIL AME-O OU DEIXE-O? Isso vem da época da ditadura, foi esparramado nos meios para obter respaldo do povo. Lembra daquele que diz: POLÍTICA, FUTEBOL E RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE? Foi feito por políticos que queriam e querem a burrice do povo. Oras bola! Se somos seres inteligentes podemos debater qualquer tipo de assunto sem nos digladiar, tenho amigos de todos os credos, que torcem para diferentes times de futebol e de conceitos políticos diferentes dos meus, entretanto apendi a respeita-los, assim coimo eles me respeitam. A infelicidade é sua, mandando um BRASILEIRO, que paga seus tributos(diga-se de passagem, injustos), que vota, que contribui para a previdência social,… Enfim que vive nesse caos corrupto do país, “morar fora daqui”. E por esse tipo de postura que a má conduta encontra brechas para verminar e se disseminar entre nós. BRASILEIROS têm de viver no BRASIL e com seus direitos respeitados, pelo que vejo há muito os nossos direitos são-nos vilipendiados.

  97. Bomba no Twiter que Lula deveria sim se tratar no SUS para sentir na pele o que milhões de brasileiros passam .
    Ninguém melhor que ele para sentir na pele até porque como presidente teve a oportunidade para mudar essa saúde deficiente onde tem brasileiros morrendo em corredores e outros dentro de ambulâncias porque nem vaga tem para atende-los nessa saúde falida a qual Lula como presidente nada fez para melhorar.
    Por essa e outras razões, estou com a maioria onde exige que Lula se trate pelo SUS . e deixe de ser hipócrita, demagogo e oportunista.
    Vejam o que a maioria dos brasileiros falam sobre Lula e sua doença . São tantas criticas exigindo que ele se trate no SUS que os blogs democráticos fecharam os espaços para receber comentários . Os brasileiros querem que Lula seja tratado em hospital público para sentir na pele o que milhões de brasileiros sentem ao depender de um hospital público no Brasil .
    Vejam : http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/999070-o-cancer-de-lula-me-envergonhou.shtml

    • Fábio Carvalho diz:

      Ninguém pode “exigir” como e onde o Lula deve se tratar, pois submeter-se a qualquer tratamento é um direito individual inalienável. Se é inalienável, nem você, nem eu, nem um médico, nem ninguém pode exigir NADA. Não, não é o teu direito. É proselitismo selvagem.

      • joao batista diz:

        Deixe as fichas cairem, Fábio. Claro que ele não vai para o SUS, se tem dinheiro. Quem vai para o SUS é o povo que o elegeu e lhe paga salário. rrsrsr

  98. Alex diz:

    Concordo com a Lily… Se ele alardeava que a saúde no país está boa, se trate pelo SUS. Ninguém quer ver a desgraça dos outro, mas sinceramemente, não vou ser hipócrita, desejando melhoras. Que ele vença o câncer assim como meu pai, alguns amigos e parentes venceram; mas que estão vivos graças a tratamento em hospitais particulares. Não tenho dó de seres que compactuam com a corrupção, onde sangue de milhares de pessoas estão impregnadas nas mãos dos mesmos; e por tabela, nas nossas também, devido a nossa omissão… Termino com este link, assistam e reflitam: http://charges.uol.com.br/musica.php?id=36

  99. Kdanada diz:

    Ricardo adorei o seu texto. Li o artigo do Gilberto Dimenstein e concordo com cada palavra. Essa campanha que estão fazendo mostra a IGNORÂNCIA e hipocrisia de grande parte da população. É óbvio que se você tiver acesso ao melhor, por que procurar o pior. São séculos de descaso com a saúde pública por isso não posso e não consigo culpá-lo por a saúde pública está na situação que está. O Lula trabalhou muito pelo social e por mais que ele quisesse não conseguiria curar o “câncer” da saúde pública em 8 anos. Tenham o mínimo de compaixão deixem o Lula em Paz. Deixem ele se curar, e a todos que estão a favor dessa campanha ridícula um “CALA A BOCA”.

  100. Francisco Carlos de Arruda Bezerra diz:

    Compactuo com a tua opinião Ricardo, Também não gosto dessa corja do PT, antes, eram todos oposicionistas e cobravam transparência e decência na política, prometeram-nos muita coisa e no fim, mostraram-se tão ou mais corruptos que os governos antecessores. Os Brasileiros têm por habito assimilar às opiniões de outros, como bem disse no teu artigo, isto é a falta que faz a educação. Quanto ao teu outro artigo,… Digo-lhe uma coisa: Lembra quando Charles de Gaulle disse que o Brasil não é um país sério?

  101. Bom eu já não concordo. Acho que a “campanha” mostra bem a incongruência do ex-presidente ao dizer que na mesma maquina que deita um rico deita também um pobre (Folha de São Paulo). Acho que quem tem um sonho (um ideal) vive esse ideal. Ghandi foi um ótimo exemplo disso. O ex-presidente mostrou que não confia tanto assim nas próprias palavras que disse num passado recente. Até então ele não tinha dito que havia mudado de ideia sobre a qualidade do SUS também. Alem do mais não vi nenhum argumento no texto acima. Me pareceu apenas uma tentativa de ridicularizar a opinião de terceiros.

    A mim o texto tambem da a entender que o povão pode sofrer nas filas mas o Ex-presidente (herói de todos) não nesse trecho: “Ela dá a entender que todos querem ver o excelentíssimo senhor ex-presidente Luis Inácio agonizar junto com o povo, numa espécie de morbidez coletiva.”

    Contudo, espero que o ex-presidente melhore da saúde e repense nas atitudes que tem tomado e nas coisas que falou, Afinal, todos nós precisamos disso.

    Abraços

  102. Michelle diz:

    Acho que esse post sobre dizer ao Lula que se trate pelo SUS é uma forma de expressar a indignação com a Saúde desse país.Não creio que ninguém deseje mal ao Lula e sim a cura.E esses ignorantes tem liberdade de expressão e se não tem criatividade para se expressar de outra forma,qual o problema?A educação desse país também é uma merda.

    • Fábio Carvalho diz:

      Existem formas erradas de reclamar o que é certo. Essa é uma delas, Michelle. Na boa.

      • joao batista diz:

        Por que errada? é sem dúvida um grande momento para se protestar. Para que todos saibam que com saúde não se brinca. Se isto der certo, nossas famiílias terão um tratamento mais digno no SUS. Não vamos perder as esperanças.

  103. Paula diz:

    se os idiotas têm o direito de expor suas “opiniões”, porque eu não teria o direito expor a minha?).
    você está entre os idiotas….

  104. Ruy diz:

    Lulla, vai se tratar no SUS ! Somente com a ausência de algumas pessoas é que o país se revitaliza. Se esse senhor se ausentar do cenário político, toda a américa latina será beneficiada. Agora se esse senhor se tratar pelo SUS, todo o mundo se beneficiará, pois, a morte é o destino certo, principalmente se precisar de tratamento descente, hospital sem parasitas e remédios controlados …

    • CRIS diz:

      VOCÊ SIM É UM VERDADEIRO IDIOTA…O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MELHORAR A NAÇÃO COM ESSA SUA OPINIÃO RIDICULA?? ACUSAR É FÁCIL. DIFICIL É SER ELE…

      • Francisco Carlos de Arruda Bezerra diz:

        Todos nós fazemos, afinal não pagamos nossos impostos?! E quanto a ser ele… Não gostaria de ser corrupto e conivente com a corrupção como ele o é; Você gostaria? E nenhum BRASILEIRO é idiota por expressar sua opinião, temos tantos deveres, porque não fazer valer alguns dos nossos direitos?! A pessoa pública, que lida com o dinheiro do contribuinte, tem o dever de ser transparente, probo e coerente com as reais necessidades da população. E sem partidarismos, devemos almejar o bem para um todo, e não somente para uma determinada classe. Desculpe-me, mas na minha opinião,… Foste infeliz.

  105. Apoiado, adorei a vossa expressão, tenho vergonha desse país, pois quase todos aqui fazem de tudo para serem a chacota nacional e/ou internacional.

  106. LILY diz:

    Eu postei, mas eu não estava sendo irônica não, eu estava sendo verdadeira. Quero que ele faça seu tratamento pelo SUS mesmo, já que ele acha que a grande maioria da população que ele governou, e ainda governa indiretamente, esteja sendo bem tratada na área da Saude!!!

  107. Parabéns pelo artigo. Não é dessa forma que se muda a realidade da saúde no Brasil. Parece-me mais tarefa de repetição sem nenhuma reflexão.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s