Sou niilista e sou feliz


Apenas um niilista entende outro. Isso se dá, talvez, porque a maioria das pessoas sequer sabe o que é o niilismo. Mas não esperem uma conceituação do que pode ser o niilismo. Não faço isso, não porque me falte capacidade para fazer uma definição digna do que é o niilismo, não é isso. Minha preocupação não é essa. Mesmo porque, como quase todos os conceitos, o niilismo não possui apenas um significado. Mal da modernidade.

De todos os “niilismos” o que mais gosto é o nietzschiano. Nietzsche, filósofo alemão revolucionário, corrosivo e um dos maiores críticos de toda a tradição metafísica ocidental, foi um dos maiores niilistas que a história do pensamento já presenciou. Além disso, ele ainda carrega a ilustre insigne de ser o meu filósofo preferido.

O pensamento de Nietzsche tem aspectos fascinantes que seriam relevantes para vocês, queridos leitores, mas quero atentar-me em apenas um, que é a esperança vazia. Encarando 25 séculos de tradição filosófica; tradição essa que sustentava-se em idéias como Deus, Alma, Paraíso, Pecado, Nietzsche surge contestando isso com sua peculiar ironia dizendo que toda essa tradição não passava de uma esperança vazia, uma tentativa desesperada dos fracos e decadentes (os crédulos) de se emanciparem e adquirir um pouco de soberania. Para Nietzsche essa esperança era (e ainda é) estúpida e aprisionante, pois anula a vida terrena na esperança de ter uma vida celestial: uma burrice. Como bom niilista, Friedrich Nietzsche era um pessimista: não, a vida não teve um resgate provindo de um sacrifício divino, não tem salvação, não tem consolo de nenhum deus, não tem um pai protetor, essa vida que espera algo além não é bela como se pinta. Essa vida presa a uma esperança vazia é uma vida inútil, afinal ela não é vivida. Um niilista não se prende nisso: ele sabe que só tem uma chance, que só há uma vida, que depois desta só uma coisa nos aguarda: os vermes.

Um niilista é sempre um pessimista, um ser que não alimenta falsas esperanças, que não se agarra a ilusões consoladoras. Mas não é por ser um pessimista que será um ser melancólico, que viverá sempre a lamentar-se de sua existência finita. A filosofia nietzschiana tem conceito muito válido para o homem contemporâneo que o da afirmação da vida. Por se saber que não se tem outra vida além dessa, deve-se haver um esforço para viver e potencializar ao máximo essa existência e não ficar a dedicando no inócuo esforço de lhe dar sentido ou alguma razão, pois a vida é aleatória, que se produz no acaso e no caos, desvinculada de qualquer objetivo. O niilista não precisa de um deus, de um paraíso, de uma ilusão para alcançar um tipo de vida que se possa chamar de feliz.

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Filosofando com as etiquetas , , , . ligação permanente.

10 respostas a Sou niilista e sou feliz

  1. nada diz:

    Essa necessidade de rótulos e auto afirmação… Poderíamos ser algo além de coisa nenhuma?
    http://cogitansumbrae.blogspot.com.br/

  2. Maneru diz:

    Acabo de descobrir que sou niilista. Não sabia que havia uma denominação para esse tipo de pensamento…

  3. Gosto de Nietzsche… Mas se tratando de niilismo, emile cioran é ‘o cara’…

  4. Anthony diz:

    Eu sou um niilista desde que me conheço por gente!

  5. alan diz:

    sou nilista…eu mesmo não acredito isso sei lá eu de uma hora para hora deixei de acreditar em tudo até em mim mesmo

  6. Marcio diz:

    Nietzsche perto de Cioran é um otimista, Cioran,o único , inigualável,
    nitroglicerina pura!

  7. De fato so um niilista entende outro, sempre que tento explicar o niilismo, alem de as pesssoas nao entenderem, olham como se vc fosse estranho, pq ser niilista eh “pior” do que ser ateu, “santa ignorança”

  8. Caramba.
    Sou niilista e nem sabia.
    Bom, pelo menos um pouco niilista.
    Eu não sou um completo pessimista, procuro ser racional.

  9. Flávio Paranhos diz:

    Ozymandíaco…

  10. Claudia diz:

    Excelente! Adorei! Obrigada!

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s