Seres sem magia, mas mágicos: os Escritores


Não sei o que seria dessa minha existência sem os livros. Tenho um caso de amor profundo com eles: o único amor verdadeiro que usufruo desde quando me entendo por gente. Os livros me (des)orientam, me atordoam com suas tramas emaranhadas, com suas loucuras palpáveis, traduzem o que quero dizer, mas não encontro as palavras para me expressar da forma mais adequada. Os livros são parte fundamental da minha existência e fazem parte (da parte importante digo) da vida de qualquer leitor, seja um doente, do tipo bibliófilo compulsivo como eu, ou um leitor-de-final-de-semana. Mais do que os livros, algo que mais me causa fascínio são os seus criadores, pessoas que escrevem aquelas histórias que ficam martelando por anos a fio nas nossas mentes, e que nos instigam a perguntar: de onde diabos ele(a) tirou isso?

Os escritores são fundamentais para qualquer cultura. São eles que traduzem nossos sentimentos, nossos pensamentos, que nos fazem ver novas coisas em coisas antigas, que nos fazem ver o novo naquilo que imaginávamos conhecer de forma completa, que nos fazem pensar um pouco melhor sobre a vida, a morte, a chuva, as flores, as lágrimas, que nos fazem ver como grande aquilo que considerávamos pequeno. Os escritores nos fazem, de certa forma, viver com suas histórias, com suas poesias, suas enciclopédias, seus tratados filosóficos, seus compêndios de história. O que seria de um leitor sem ter o que ler? Os escritores são esses seres mágicos, que não precisam de magia. São humanos que dedicam suas existências (pelo menos boa parte deles) para nos encantar (mesmo alguns nos fazendo ter algumas raivas). Existem os que gostamos, os que abominamos, os que lemos quando temos tempo. Muitos deles marcaram toda uma geração, nos fizeram sonhar com coisas que nunca saberíamos  sequer que existem. Esses seres possuem a incrível habilidade de usar as palavras para nos tocar, de ir ao nosso recôndito mais fundo, onde nem nós costumamos ir com muita frequência (ou temos medo de ficar frequentando), e nos faz ver que ainda existe beleza nesse mundo louco, ou de que esse mundo não tem mais jeito.

Otimistas, pessimistas, poéticos, prosadores, românticos, devassos, ateus, religiosos, existem escritores para todos os gostos (até os mais duvidosos). Em cada página escrita, os escritores parecem doar um pouco de si para cada leitor. Doam seu sangue, seu suor, suas dores, suas alegrias, seus orgulhos, suas decepções. Os escritores são sujeitos a fraqueza (são humanos, afinal). Mas eles nos elevam, nos dão a vontade de querermos ser mais do que somos, ou desistirmos de vez dessa existência inútil.

Não pensem que escritor é apenas aquela pessoa que publica seus livros em editoras gigantes, que dão palestras falando de suas obras, que são reconhecidos nas ruas, que dão autógrafos, que são celebridades literárias, não.  Também somos escritores quando escrevemos aqueles versos canhestros e mal feitos para a pessoa amada ou para desabafarmos, quando criamos aquela história sem pé e nem cabeça num conto todo desastrado, quando filosofamos no papel, quando soltamos nossos demônios através da tinta ou mesmo quando demoramos mais tempo pensando bem no que escrever naquele recadinho de porta de geladeira para alguém. Também somos escritores, também somos esses seres mágicos. Às vezes somos maiores do que aqueles que vendem milhões de livros. Somos todos escritores, maiores ou menores, não importa.

Hoje, dia 25, comemora-se o dia do Escritor, esse ser que sem magia é mágico. Parabéns a todos os escritores sejam eles os publicados ou aqueles que escrevem para suas gavetas.

Anúncios

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Notícias ou Atualidades com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a Seres sem magia, mas mágicos: os Escritores

  1. jaciaram diz:

    Verdade, muitas vezes soltamos nossos demônios através da tinta ou desentupimos um pensamento entupido. Vou te seguir, nem preciso mais de psicologo! rsrs
    go ahead!

  2. Muito linda a sua homebagem!!! Ameiii. Parabens a todos que se expressam atraves das palavras!!! Vou segui-lo. Confira o mru blog tbm: cantodalianah.blogspot.com

    xD

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s