123 anos do nascimento de Fernando Pessoa: o poeta das mil faces


Tenho muitos poetas que me deixam abobalhados com sua genialidade, sua incrível capacidade de expressarem em palavras sentimentos tão indescritíveis. Todo mundo precisa ler um poeta, porque somos seres que gostam de poesia, somos poéticos por natureza. A poesia faz parte da natureza humana. A única verdade absoluta. Até os mais resolutos corações, apreciam uma boa poesia. O mais cético dos humanos, pára para ouvir uma poesia que chame a atenção. E poesia não é somente sentimentos, poesia é também uma manifestação de racionalidade realista, que também busca ver o lado não tão “poético” da vida.

Hoje é uma data muito especial para a poesia. Hoje se comemora o nascimento de um dos maiores nomes da poesia mundial: Fernando Pessoa. Esse gajo que escreveu as mais belas poesias que mundo já leu, ao lado de Camões, tomou para si várias faces poéticas (os tais heterônimos). Cada face com sua peculiaridade. Sua poesia era tão imponente e gigante que não cabia em apenas uma pessoa. Ele teve que criar vários de si para poder dar conta do que lhe vinha à cabeça. Um poeta completo.

Nascido em Lisboa no dia 13 de Junho de 1888 e falecido nessa mesma cidade, a sua adorada cidade, no dia 30 de Novembro de 1935, Fernando António Nogueira Pessoa foi o poeta que cantou do amor ao processo de industrialização e despersonificação do homem moderno. Publicou poucos livros em vida, quase toda sua obra é póstuma. Não era valorizado como poeta, não tinha o mínimo de reconhecimento, os editores rejeitavam seus livros. Mas ele não parava de escrever. Escreveu muito de tudo. Soube dosar na certa medida sua poesia para cada heterônimo seu. De seus tantos “eus” poéticos 3 se destacam:

Alberto Caero

O bucólico homem sem estudos, mas profundo em seus pensamentos, anti-metafísico, contra qualquer  pensamento filosófico, que escreveu pérolas do calibre de “O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” entre outros.

Álvaro de Campos

Um homem de idéias vanguardistas que escrevia com força em sua pena, que era um futurista, que escreveu “Ode Triunfal”, um niilista inveterado.

Ricardo Reis

Um dos grandes heterônimos de Pessoa, Ricardo Reis (vejam que nome lindo ele tem!), era poeta erudito, que recebeu educação jesuística clássica, que escreveu se utilizando de imagens mitológicas, com uma rigorosa linguagem. Foi o poeta que teve uma estranha “morte”, sobre a qual o escritor português José Saramago escreveu em seu monumental livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

Pessoa era muitosem um. Eem um ele foi todos. Um gigante na arte da poesia. Um homem que sabia usar as palavras e ser usado por elas. Um poeta que deve ser reverenciado por nós, meros seres que não sabemos usar direito as palavras.

Para saber mais: Fernando Pessoa, Alberto Caero, Álvaro de Campos e Ricardo Reis

Advertisements

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Livros/Literatura com as etiquetas , , , . ligação permanente.

4 respostas a 123 anos do nascimento de Fernando Pessoa: o poeta das mil faces

  1. “Um dos grandes heterônimos de Pessoa, Ricardo Reis (vejam que nome lindo ele tem!)…”

    Realmente, o REIS é um lindo nome, rs rs.

  2. Pingback: Fernando Pessoa « Roedor de Livros

  3. Muito bom!! Este “cara” merece todas as homenagens!!

    Abraços,

    Jonathan e Kleber
    http://oteatrodavida.blogspot.com

  4. Luana diz:

    123º aniversário de Fernando Pessoa e a constatação é inevitável… Não existe mais escritores como ele, que sabia se expressar tão bem. Ele foi um gênio da literatura. É uma pena que hoje temos que nos contentar com tantos escritores medíocres.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s