De Anjo a Demônio: a construção histórica da imagem do Diabo


Este é um cara que você conhece de outros carnavais. Todo mundo tem uma imagem mental do Diabo. Seja ele como um homem que use capa preta, um ser grotesco vermelho, mas a figura que predomina é do monstro vermelho com chifres de bode, que tem uma cauda grande e que usa um tridente. Quem nunca se assustou com uma imagem horripilante deste ser bizarro? Mas como essa imagem foi historicamente construída? É do conhecimento de todos que a atual imagem cristã do Satanás não é original, criada do nada, ou provinda exclusivamente da bíblia. Como todo o cristianismo, até o Diabo (coitado) foi fruto de uma série de uniões, de agregações de mitologias e culturas, para se chegar ao que hoje se tem.

Vamos conhecer a versão bíblica do Capeta.

Segundo a Bíblia, o Diabo era um anjo muito formoso, o mais inteligente e soberano das criaturas angélicas. Ele se rebelou contra Deus, que o expulsou do céu junto com um terço de anjos que eram adeptos das idéias de Lúcifer (esse é o nome de batismo do capeta). Ele caiu aqui na terra recém-criada por Deus e habitada por dois inocentes e desnudos seres, que caíram na sua lábia e permitiram a entrada do pecado no mundo, destruindo dessa forma a perfeita criação de Deus. Mas essa história quase todos conhecem. Dentro da mitologia bíblica, Satanás era um anjo e como tal, belo, inteligente, reluzente, e com poderes excepcionais. Como ele veio se tornar o monstro que ainda é pintado na mente de quase todos?

Tudo começa com o bode. Sim o bode.

Dentro do contexto simbólico na Europa antiga, o bode era o animal que representava a virilidade, o poder de procriação, a libido, a força vital. Esse animal era um dos preferidos dos deuses Pan e Dionísio. De Pan principalmente. E é aí que a transformação começa a ocorrer.

Pan é um deus da mitologia que conhecemos muito bem. Ele tem chifres e pernas de bode, vive nas florestas e atrás das ninfas. Podendo ser chamado também de Fauno. A figura deste deus foi muito relevante para que se configurasse a atual imagem do Diabo.

O bode que a princípio tinha simbolismo não-pejorativo tem a sua significação mudada pelo cristianismo medieval. Isso provindo da cultura religiosa judaica, que tinha dentro de suas festas uma que consistia no sumo sacerdote, autoridade religiosa máxima dentro do judaísmo, pegar um bode e “passar” para o animal todos os pecados do povo. Esse era o tal do bode expiatório. Depois disso, se jogava o animal no deserto para que ficasse a própria sorte.

Logo associou-se o bode ao pecado, e o seu mal cheiro teve uma associação com o mal. Na Idade Média suas características foram então associadas a figura do Demônio. Então a personificação do Demônio completou-se quando transformaram a imagem do deus grego Pan, na personificação do próprio Satanás.

Desde então, temos essa imagem, que talvez hoje já não seja mais tão forte assim. Mas que ainda perdura no imaginário de muita gente.

Anúncios

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Inclassificável com as etiquetas , . ligação permanente.

62 respostas a De Anjo a Demônio: a construção histórica da imagem do Diabo

  1. Edivaldo diz:

    Se o bode é o diabo tem um monte no nordeste,bando de burros ignorantes sem instrução.

  2. Edivaldo diz:

    kkkkkkkkkkkkkkkk é perda de tempo ensinar história a crentelhos que tem a mente fechada,essas pessoas tem uma deficiência mental causada pelos ensinos religiosos.

  3. Pablo diz:

    Quanta hipocrisia !!!

  4. Carlos José de Sá Arruda diz:

    Não acreditar no Demônio não os livrara dele,essa foi a sua maior astúcia,fazer as pessoas acreditarem que ele não existe,dessa forma agiria sorrateiramente sem ser percebido.Jesus veio nos libertar e salvar da morte eterna,fomos criados por Deus para a vida não apenas essa que vivemos,mas a vida eterna.Jesus não é mito ELE é DEUS.

  5. Carlos José de Sá Arruda diz:

    o diabo não existe. Essa foi com certeza a maior artimanha dele,colocar na cabeça das pessoas esse pensamento, Não acreditar no diabo não os livrara dele.Jesus veio nos libertar da morte pois ELE não é mito é Deus.

  6. Carlos José de Sá Arruda diz:

    o diabo não existe. Essa foi com certeza a maior artimanha dele,colocar na cabeça das pessoas esse pensamento, Naõ acreditar no diabo não os livrara dele.Jesus veio nos libertar da morte pois ELE não é mito é Deus.

  7. Isa diz:

    Deus e maior ele ta acima de td.amo deus ele nn desiste d mim nem eu desisto dele.

    • Deus não é um nome próprio, deus não se escreve com D maiúsculo, mas com d minúsculo, é uma invenção do anjo jesus, a bíblia pertence a ele para enganar o homem evoluído dos primatas, portanto diabo deus jesus é a mesma pessoa, um demônio maldito. A diferença entre nós e esse demônio chamado jesus diabo ou deus, é que nós somos gene viventes, evoluídos dos primatas, somos seres vivos, jesus deus diabo é espirito, um mentiroso desocupado, que somente quer nos tirar-nos do curso de nossa evolução. Certamente não poderemos obter uma salvação de alguém que somente nos deseja o mal. Resposta pra Isa….

  8. Tiago diz:

    Kkkkkkkk

  9. Rafael Barros diz:

    De tanto q eu orei, louvei, amei ele me deu 3 tormentos na minha vida .3 vcs sabem o q e passar 12 anos sendo atormentado . Saber q alguem pode morrer VC saber mas n acreditar só falar depois .
    Hoje eu tenho 13 anos e eu tinha 3 doms sentir presenças, ouvir gritos de dor, e ver as mortes das poesias. Vai por mim nunca querão ter esse dom eu era sub metido por um anjo que um dia falou comigo ele disse q ia sumir por alguns dias .
    Pra mim ter ele me rondando era a dor maior do mundo .
    E o pior ele apareceu pra mim simplesmente depois de eu e minha mae ter chegado da igreja.

  10. Antonio Gaspar diz:

    Jesus Cristo é o salvador do mundo. e fundou cá na terra uma igreja para que nós possamos guiar por ela e essa igreja chama-se Católica apostólica Romana que tem como chefe o Papa.
    quem obedece a Igreja obedece a Deus e quem rejeita a Igreja rejeita Deus.

    • Alissilva diz:

      Jesus é o Salvador, mais onde está escrito ou em que lugar você tomou base para afirmar que Jesus fundou uma igreja e que o nome da igreja é católica apostólica romana que tem como chefe o papa?
      Onde está escrito que “quem obedece a Igreja obedece a Deus e quem rejeita a Igreja rejeita Deus”?
      Jesus disse: Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou. Lucas 10. 16.

    • Wilson de Mello Junior diz:

      Gostaria de saber onde se encontra na bíblia que teríamos um chefe ou seja um Papa?
      Outra questão é se a Igreja verdadeira é Apostólica Romana porque encontramos em seus ensinamentos tantas heresias como: Maria como intercessora e outros santos, penitencias e outras heresias. Estude história da igreja e verá quantas coisas foram acrescentadas nos Concílios que contrariam a Palavra de Deus.
      Entre o que a Igreja e o Papa diz fiquemos com a bíblia pois ela não erra os homens sim.

    • Diogenes diz:

      Jesus não criu a igreja católica, não cobsra na bíblia, leia a bíblia por ela pode te livertar sessa cegueira.

    • Jucielde diz:

      De fato Cristo é o salvador do mundo. Quem criou a igreja catolica foi o imperador Constantino, leia mais a Biblia e a história amigo.

  11. renome diz:

    Vcs n saber de nada pelos livres e tolos.

  12. leandro diz:

    Deus e o diabo é algo que o próprio ser humano criou para tentar explicar como e porque viemos a existir, e é como esse texto mesmo explica a imagem do diabo foi crida pelo homem baseada em varia contos de varia culturas. Tudo isso para dar sentido a nossa vida

  13. Lério. diz:

    Bom texto. Aduzo que Lúcifer significa o portador da luz. Nem de longe se pode associá-lo à ideia que hoje se tem do diabo. A força responsável pela queda adâmica – que continua acontecendo – é a mesma que atrai as almas – preexistenes – ao mundo físico.

  14. Arucard diz:

    grande es tu Lord Satan que nos libertara da alienação divina

  15. Em Mateus 10:34 Jesus disse: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” (espara significa guerra blz)

    • Danilo cleiton diz:

      Aee mateus 10 ; 34 , vou t falar oq o ESPIRITO SANTO REVELA nesse texto, a espada significa a justiça a guerra é contra esse espirito maligno que coloca em sua mente essas besteiras , DEUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA..

    • Alissilva diz:

      Tudo que se relaciona na Bíblia com o nome de “Espada” ou “Escudo” significa a Palavra de Deus.

  16. Puhto diz:

    A QUE O DIABO PODE IR DA O CU LA NO CEU AINDA NÃO COBRA

    ACRETIDO EM DEUS VIU SEUS FPDS

    • Bianca RF diz:

      Pra variar um comentario sem argumento vindo de um cristão sem conhecimento minimo de sua propria cultura ou a capacidade de interpretar uma simples imagen e dar uma opinião construtiva.

      So para se auto rebaixar ainda mais incerra o comentario com siglas de uma suposta ofensa ao qual ainda escreve errado e direcionado a pessoas de maior decencia que a propria.

      A figura de um quadrado com um dentinho de leite lhe caiu bem Puhto. Mostra que voce não consegue pensar fora da caixa e não possue a maturidade para se estar aqui.

  17. Lafaya diz:

    Por mim, deus e o diabo podem dar as mãos, e irem para a PUTA QUE OS PARIU !!!

  18. richardson diz:

    vai tomar no cu vcs eu oro pra ele .ele me saçvara vida longa ao satan

  19. bruna diz:

    Nao.gostei.dessa.imagem.porque.e.bizarra.e.assustadora.nao.gostei.isso.e.coisa.mandada.bom.dia.meu.nome.e.bruna.sou.de.pernambuco

  20. Critico diz:

    Coisa Mais FEIA do Mundo e do Céu …
    Deus Me Livre …

  21. gelson diz:

    É verdade o diabo só veio para destruir o nosso mundo, o verdadeiro salvador é realmente o senhor Jesus Cristo. Irmãos se converte ao senhor Jesus.

    • carlos v. kanganjo diz:

      Amém acredito em ti meu amado. o diabo esta fazendo tudo por tudo para levar as pessoas no inferno, lugar de tormento.

      hoje parece um conto de fada, mas acredite meu amigo o capeta existe, e o seu fim esta muito próximo. por isso aceite hoje jesus sinonimo de vida e rejeita-o sinonimo de morte.

  22. rebeka diz:

    Deus é o único salvador desse mundo… Já o diabo veio para destruir,para matar,para separar,para humilhar e etc…
    Já deus veio para construir,para dar a vida,para unir,e para amar tudo e todos… Poriso e por outras coisa digo que amo jesus hoje amanhã e sempre…
    O senhor é meu pastor i nada mi faltará eu sei q debaixo da suas asas ficarei segura…
    Amém

    • Nicoly diz:

      Concordo com vc ;

    • Bianca RF diz:

      Voce tem muito que aprender ainda sobre a historia da sua propria religião. Se tivece o minimo conhecimento, saberia que sua religião fez tudo o que citou ali em cima, Matou, Separou, Humilhou e muitas outras atrocidades, algumas sem nome para descrever de tão grave.
      Algo para voce levar em consideração e refletir sobre tambem, com base no velho e novo testamento, voce e outras 90% das mulheres cristãs do mundo vão direto para o inferno pois nunca seguiram as doutrinas impostas pela sua religião.

  23. desalmado diz:

    O Demônio na verdade não tem forma física, mas está dentro de cada um de nós estampado em nossas atitudes, em que pensamos e em que falamos ou escrevemos…

  24. JOSE BITTENCOURT diz:

    EU FUI CRIADO SEMPRE CRENDO EM DEUS , PORTANTO VAMOS DEICHA ESSE COIZA SUJO E CATINGUENTO DE LADO QUE O TEMPO DELE TA CHEGANDO AO FIM, POIS DEUS JA TEM O LUGAR DELE QUE E O INFERNO, SAI DE RETRO SATANAS CABRA SAFADO E SUJO E MENTIROZO.

    • Edivaldo diz:

      Para de ser burro rapaz vai estudar ignorante.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. william diz:

    O demônio ou diabo não existe isso ou essa ideia foi contruido pela igreja catolica é uma forma de fazer o ser humano temer algo, imagina so se o ser huma soubesse que não existe diabo o mundo ja teria sido destruido a decadas e tanbém digo que a biblia ja foi modificada pelo ser humano a fim de obter vantagens sobre os outros, imaginem só cobrar dizimo em religião kkkkk coisa de bandido 171 e ainda existem uns babacas que estapam o nome de nosso senhor todo poderoso no seu carro ( esse e um presente de deus) por favor parem de blasfemea não fale o santo nome em vão, ainda pior os jogadores de futibol marcam um gol e falam que graças a DEUS seus idiotas não misturem o nome de DEUS a jogatinas a bens materiais ou ganho de dinheiro DEUS não e nada disso DEUS e salvação e conforto espiritual ele estar presente onde tem o bem dentro de cada um de nos na igreja católica na evegelica e outras mundo a fora que praticam o bem e a misericordia

    • Bianca RF diz:

      Correção William, imagina se o mundo não fosse ditado pela religião e sim pelo conhecimento e sabedoria? Não haveria guerras em nome de figuras ficticias, não haveria discriminação por etnia pois não havia algo para dizer que o diferente é errado ou inferior, não haveriam barreiras que impedissem que a humanidade avançase por acharem errado ou anti etico ao seu culto, haveriam monumentos a aqueles que trouceram conhecimento ou que fizeram grandes descobertas em vez de altares para se inferiorizar e se humilhar diante de uma figura mitologica.

    • James diz:

      Seu português é lindo viu, ex: huma(humano), tanbém(também), futibol(futebol), blasfemea(blasfemar). e procure consultar a origem da bíblia, pois a bíblia original, mostra que Jesus foi tentando pelo diabo.

  26. andressa diz:

    destetei n gostei faltou imagens

  27. Ney diz:

    O capeta pode assumir várias formas : de um homem muito bonito, de uma mulher muito bonita , e seu formato original podre de feiura…. Muito interessante o seu texto

  28. Bea. diz:

    Gostei muito do texto. Eu estou a fazer um trabalho para filosofia precisamente sobre este assunto e agradou me muito a primeira imagem, gostaria muito de saber o nobre da obra e do seu autor ou se é apenas uma mera imagem

  29. Adria diz:

    ei Ricardo, até hj sim as pessoas utilizam essa imagem do diabo! essa crença sobrevive desde muito tempo! está no imaginário daqeles que colocam sua crença acima de tdo!

  30. Parabéns pelo texto está muito bom!
    È engraçado ver como até hoje tem pessoas que acreditam no diabo ou melhor nessa figura de assustar crianças que é meio humana meio animal e que possui um cheiro nada bom.
    Tem senhoras na minha comunidade religiosa que não podem nem ouvir tal nome! Pronunciar então é pecado!!!rsrsrs
    Nada a ver…as vezes te entendo.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s