Pra que serve a vida?


Você nasceu sem propósito, você vive sem sentido, viver é o próprio significado.” – Ingmar Bergman

Vivemos, nos reproduzimos (os que conseguem), e usufruímos de tudo (ou quase) que esta terra tem a nos oferecer. Mas sempre nos perguntamos: para que serve a vida? Ao longo de séculos, esta pergunta recebeu as mais diversas respostas, desde as aparentemente mais sensatas até as mais absurdas. Mas sempre com uma resposta positiva. Todas as respostas erradas.

Nossa vida não possue nenhum objetivo, não serve pra nada. Isso não é pessimismo, não é depressão, ou fruto de uma decepção com a vida, não. A finalidade da vida é simplesmente o nada. Vivemos e quando morrermos iremos para o nada. Nada além disso. E isso não deve ser encarado como uma má notícia, de forma alguma. Isso é uma grande notícia. Sabendo que essa vida é nada e para o nada vai, deve-se vê-la com mais respeito, mais valor até.

Está aqui pra que a vida serve

Se eu vou ter algo além dessa vida aqui, pra que eu vou me preocupar em viver? Já que receberei algo depois dessa minha existência, pra que eu me preocuparei em pontencializá-la? Pra que?

Talvez você ache que dizer que a vida não tem sentido, não tem uma razão ou uma utilidade por assim dizer, seja algo absurdo, sem fundamento algum. Mas você está enganado, redondamente enganado. Não deixe que os seu hábitos mentais, as suas enraizadas visões de mundo, ofusquem seu bom senso. A vida não precisa de objetivo, de sentido. Ela não precisa disso.

Uma frase do escritor estadunidense Bill Bryson no livro Breve História de Quase Tudo, esclarece bem o que quero dizer:

Tendemos a ignorar esse pensamento de que a vida simplismente  existe. Como seres humanos, estamos propensos a achar que ela precisa de um objetivo.

Você não tem que viver pra alcançar algo além do que existe aqui, porque não existe nada além dessa existência aqui. Não precisa ficar buscando algo no além. Não existe além. Não existe razão para essa busca estúpida. Viva do jeito que você quiser ou se não quiser viver, tome coragem o suficiente para se suicidar. A natureza vai conseguir continuar muito bem sem você.

A vida é um vazio que não pode ser preenchido

O problema do humano é achar que as suas divagações filosóficas sobre o objetivo da vida possui validade pelo fato de serem sofisticadas. Explicar bem uma coisa não faz com que sua ideia seja verdadeira. Não seja idiota e perceba: tudo o que você faz, tudo que você é, no fundo, não serve pra nada. Talvez apenas para você passar um pouco do seu tédio. Porque a vida é isso: longos períodos de tédio com pequenas distrações ou momentos de alegria.

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Filosofando com as etiquetas , , , . ligação permanente.

23 respostas a Pra que serve a vida?

  1. Jose Carlos A.M. diz:

    Sim mas temos um instinto de sobrevivencia senao desistiriamos facilmente de viver ,o sexo da prazer para nos reproduzimos senao era uma chatice,na realidade somos de certa forma programados pela natureza para existirmos ,a nossa curiosidade permite nos entre outras coisas evoluir,o meu gato quando olho para ele pergunto me…serve para que? E eu para que sirvo?…aparentemente nada!Nao servimos para nada?Isso e no minimo demasiado estranho,bilioes de combinacoes tiveram de acontecer para nada?.. hummmm nao sei ….tenho uma pulga atras da orelha, Provavelmente nasci burro e vou morrer estupido mas devemo nos questionar sobre as nossas duvidas ,a materia organiza se? Ha inteligencia na materia?Penso que sim!Tudo aponta para ai ,seremos o resultado de uma inteligencia cosmica?Se sim para que servimos entao?Uma coisa eu acho certa ,muitas vezes esquecemos nos do que e mais excencial a’ vida…energia!!!Antes de tudo e’ o principio basico energia! Sem ela nem os electroes se movem ela e basicamente tudo e e o contrario do nada……a vida tambem…..

  2. julia dall agnol diz:

    a vida é boa aproveite

  3. eduarda dall agnol pacifico diz:

    oi

  4. eduarda dall agnol pacifico diz:

    vc gosta da vida se for sim,aproveite bem,ela se for não,então porque tu vive.

  5. eduarda dall agnol pacifico diz:

    não desista da vida

  6. eduarda dall agnol pacifico diz:

    a vida é um momento de esperança e tem que aproveita-la porque vc não sabe o que vai acontecer a vida é um fruto de deus aproveite e não jugue-a

  7. Aractus diz:

    Religião é o ópio do povo!
    Pra que serve a vida? Pra ser vivida da melhor maneira possível, passar a herança genética adiante, defender as crias até que possam se virar sozinhas e então morrer. É simples assim, mas humanos gostam de complicar e com esse meio de vida que desenvolvemos onde existe ricos e pobres mandantes e mandados, a vida se tornou desagradável pra grande maioria de nós.

  8. Fiquei sabendo verdadeiramente qual é o sentido da vida .Defacto,é um tédio.

  9. Pedro diz:

    tem toda razao a vida e um longo periodo de tedio com alumas momentos de destraça e de alegria, e o bom da historia e que a vida e eterna nao acaba nunca pra quem acredita ne

  10. Ashelly Melo diz:

    A vida… não tem nenhum sentido para o amanha. Simplesmente não sabemos se estaremos vivos, e nem o que ira acontecer daqui a alguns estantes. Mas podemos afirmar que queremos estar la para ver tudo o que esta preste a acontecer.
    Pra quer tanto, Por que?, e tanto, Será?
    Será que estarei vivo para ver minha própria família ?
    Por que só acontece comigo ?
    Por que a vida não tem sentido?
    Próprios pensamentos de suicidar por momentos dificultosos da vida. Pensamentos sombreis sobre a morte. Um lugar, que não é lugar nenhum, mas morremos de medo de ir.
    No fim de tudo iremos para o nada…

  11. desalmado diz:

    concordo com o texto em gênero, número e grau

  12. PAULO BORGES diz:

    Somos presos a uma coisa muito grande, muito maior que isso, quando viemos para a terra, e para lá vamos voltar ao morrermos. Nesse processo, tudo é mistério! Pra que serve a vida? Por que não sabemos o que temos de fazer? A gente simplesmente vive e é aí que tá a chave do negócio, SIMPLESMENTE VIVER, sem competição por nada, sem correria, sem ganância …. Pensem, se pudéssemos passar a pensar assim, seria tão bom … as coisas dessa terra, finalmente começariam a fazer algum sentido ao serem desfrutadas com esse pensamento!

  13. kely diz:

    Simplesmente virei sua fã dps deste post. Nunca havia visto e concordado categoricamente com um tipo de pensamento como este. Sorte a minha ter te encontrado! Valeu!

  14. Luís Otávio diz:

    Corre-se não para onde, em seguida morre-se…
    Eis um breve resumo da vida !!!

  15. A vida é para ser vivida e não tentar resolve-la, pois é feita de perguntas e não de respostas, não existe respostastas para todas as perguntas, mas existem perguntas para todas as respostas.

  16. TRISTE DE NOVO diz:

    se deus existe pra que me por doente, preaciso viver e doente não tem vez no mundo .
    Aonde esta voce já que existe mesmo.

  17. TRISTE diz:

    viver é muito chato, morrer tambem deve ser. não sei pra que tudo isso.
    trabalha e trabalha, estuda e estuda , paga conta e paga conta, etc. e etc. e morre .dah
    Fazer as coisas sem saber pra que. talvez ser um animal é mais feliz porque não pensa.
    Talvez se a vida tivesse sido um pouco melhor pra mim. desde que nasci eé uma zona só a minha familia, jogada pra la e para ca. Como Deus quer que acreditamos nele, isso quem diz é a igreja. será que ele existe mesmo. Acho que o planeta terra e seus 7 bi de pessoas, nem o criador consegue administrar.

  18. Lennon Carvalho diz:

    Um destino determinado cria o problema de um conformismo tosco de que “deus vai me guiar”, e açeitar qualquer migalha que a vida lhe dê. ideal é viver sempre procurando a melhor oportunidade de aproveita-la!

  19. Fabiane diz:

    Ah, sim! Segue link pra um dos meus textos favoritos de um dos meus blog favoritos que meio que fala disso (aproveitar a vida, etc): http://www.pretamilagrosa.blog.br/2009/10/alegria-do-vitelo/

  20. Fabiane diz:

    Meu problema com a vida é que acho que ela não vale a pena at all se você não tem meios de aproveitá-la. Assim, se eu fosse um garoto pobre de alguma favela do Rio, sem chance alguma de melhorar de vida, já teria me matado há muito tempo. Acho que só não me matei ainda porque existe uma chance, ainda que pequena, de que eu consiga aproveitar alguma coisa. Mas que vontade não falta (de me matar), não mesmo. Falta é coragem.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

