Máscaras


Estamos numa época que tudo deve ser escondido. Escondemos tudo de todos. Vivemos com medo de nos expor. Medo de parecermos fracos. Numa época onde apenas o mais forte (ou o que aparenta sê-lo de forma melhor) é o que vence, quem parece ser fraco é excluído. Mas em tudo isso há um problema: estamos carregando peso demais.

As coisas são assim: ocultamos tudo, desde de sentimentos até reações, e isso que vamos escondendo, encobrindo, vai se acumulando, vai se sobrepondo sobre outras coisas que também guardamos para nós, e tudo isso vai gerando um peso que chega uma hora que é impossível de carregar, impossível de suportar. E quando não conseguimos mais carregar este pesado fardo de nossos medos e angústias, explodimos. Não é uma mera explosão. É uma explosão gigantesca. Uma explosão colossal, onde os que estão mais próximo são gravemente feridos e machucados.

Ficamos estampando sorrisos enquanto tudo dentro de nós está chorando de forma compulsiva e histérica. Somos gentis quando na verdade não estamos com esta vontade. Ficamos “alegres”, quando na verdade nossas vidas estão se desmoronando e estamos em cacos. Disfarçamos para todos, enganamos todos, mas sabemos como de fato estamos.

Tudo por causa de nosso medo. Nosso medo de fazer, nosso medo de arriscar, nosso medo de ir além, nosso medo de se expor, medo de chorar, medo de passar vexame, medo de mostrar nossas fraquezas, medo de mostrar nossas vulnerabilidades, medo de mostrar que somos humanos, que nos ferimos, que somos frágeis, de que precisamos de algo para nos preencher (escolha o que você quiser).

Não devemos nos esconder sob esta máscara, porque as máscaras sempre caem.

Advertisements

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Filosofando. ligação permanente.

Uma resposta a Máscaras

  1. Eliamar diz:

    Nem todos vestem máscaras.. mas a maioria das pessoas que a usam, geralmente necessitam delas, usam-na por algum motivo, e, como vc disse tem “medo” talvez de mostrar quem realmente são.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s