O Amor existe?


Les Amants - René Magritte

 Essa nossa mania de idealizar tudo e acreditar mais na idealização do que na realidade, acreditar mais na ilusão criada por nossa mente, do que acreditar no real, no que de fato acontece.

O amor pode ser incluído dentro do panteão (gigantesco e volumoso panteão) de coisas que criamos e depois nos devotamos tanto a isso que ignoramos a realidade. O amor não existe. Nunca existiu e nunca existirá. Não existe pessoa perfeita, que vai te completar, que vai te fazer feliz. Não existe pessoa que te ame. Não existe pessoa que queira te fazer feliz (felicidade: outra coisa que não existe).

Construímos (se construiu porque eu não construí nada) uma imagem do amor tão longe da realidade, tão impregnada de ilusões, que fica fácil saber porque existem tantas pessoas se decepcionando com ele. A decepção é uma consequência natural de uma expectativa sobre algo que não existe.

O amor não existe (não esqueça que Deus é amor). Pare de se enganar, pare de criar fantasias babacas. Pare com isso.

Mas você pode vir me dizer: e as pessoas que vivem há tanto tempo juntas e são felizes? Essas pessoas apenas acostumarem-se umas às outras. É como alguém que tem um livro há tanto tempo que não consegue se imaginar sem ele. O princípio é o mesmo.

O que existe é um relação de troca, onde você se relaciona com alguém que pode lhe oferecer algo que lhe beneficia. Só isso. Você está sempre procurando alguém não que lhe ame, mas que lhe satisfaça.

Nunca acredite quando alguém disser: “Eu te amo”. Porque não será verdade.

(Texto publicado originalmente no meu tumblr)

Sobre Ricardo Silva

Sem talento para auto definições.
Esta entrada foi publicada em Filosofando. ligação permanente.

71 respostas a O Amor existe?

  1. Samantha diz:

    Para mim o unico amor que existe é o de Deus e das nossas maes q dariam tudo por nos.
    Em termos de relacionamentos acredito que exista apenas uma troca de satisfacao, baseando em varios relacionamentos que acompanhei companheiros(as) dizem eu te amo voce é o amor da minha vida e depois de alguns anos vc encontra esse “companheiro” dizendo eu te amo para outra pessoa. tempos atraz as pessoas nao casavam por amor e sim pela pessoa q poderia lhe proporcionar um certo conforto. Entao Acredito que o amor em sim nao existe, so essa troca de favor e satisfacao.

  2. Anonimo diz:

    O amor existe sim e eu acho qui quem tenta provar ao contrario são um bando de psicopatas que precisa de Deus e quanto ninguem gosta de fazer o outro feliz descordo plenamente porque gosto de fazer feliz todas as pessoas que estão ao meu redor so capaz de abrir a mão de algo so para fazer a pessoa feliz um ex: eu tinha um amigo 1 ano mais novo que eu ele ainda brincava de carrinho e eu ja tinha parado de brincar eu brincava com ele so para fazer ele feliz é assim com as minhas namoradas fasso de tudo para ver elas felizes e nao vem me falar que amor não existe ele pode não existi pra vc qui é um psicopata sem sentimentos que veio ao mundo para contaminar os puros de coração espero que Deus mude a sua oupinião.

  3. Gustavo Alemida diz:

    Amor existe sim tanto na gente seres humanos como em animais os animais são provas disso, talvez você n descobriu isso ainda talvez se vc se abrir mais a vida deixar de se importar e se largar de peito e alma em alguém confiável, vc sinta isso. Olha uma pessoa com amor e outra sem amarga e destruída apenas vivendo e esperando acabar sua vida de merda. Ame isso faz bem, sou homem amo sim, e troquei varias mulheres por uma apenas linda e me completa, vejo o que falta em mim nela e o falta nela em mim.

  4. gabrielle diz:

    Claro qee sim a minha mi amo e eu ella

  5. ruan diz:

    cara nao gostei amor existe sim !! o mesmo amor do pai e da mae é o amor que agente sente por outra pessoa , e vc falou que nao existe felicidade sinto felicidade e todos senten

  6. Souza diz:

    Concordo plenamente, amor só de pai e mãe e olhe lá!

  7. Jaqueline diz:

    Amor é a forma que Deus usa pra rir de nos …….e filhos é a forma que ele usa pra nos punir por fazer amor….. Ai ele inventou a família pra virar tudo uma maçaroca e se divertir mais ainda……Portanto Deus ta é rindo enquanto a gente debate.

  8. Alguém diz:

    Não, o amor não existe! E você só descobre isso depois que vc se decepciona (porque essa sim existe!). Isso é um saco, as pessoas deveriam parar de ser tão hipócritas. Tô cansada de ver esposas apaixonadas que são traídas por seus maridos, e nem sabem disso! E gritam aos 4 cantos como são felizes. Isso quando não é o contrário, a mulher trai o marido. Não se iludam , aceitem que dói menos :)

  9. kimberly silva diz:

    nao acredito no amor isto é uma ilusao o homen dis que ama mais nao pode ver um rabo de sai que já olha.
    nao pode briga que ja vai atras de outra a mulher swe trai e vagabunda se o homen tr5ai e garanhao omar e siplesmente uma pessoa que vc arruma pra chamar de sua e as outras para se divertir a pra isso que o homen e a mulher se ajunta pra ter troca de chifre por que tem algumas mulheres tola que acham que sao a mulhere mais amada do mundo mais nao ela é a mulher nais tola do mundo

    • eu so eu diz:

      Vc ama sua mãe ? Entao já existe… Homem de verdade da valor a mulher ao seu lado isso ai que vc cito e moleque que tipos de “piriguetes” gosta,e me ninguém tem culpa de vooç escolher seus namorados,como eu disse piriguete gosta de moleque e moleque não e fiel

  10. celina diz:

    pk em vez de procurar se o amor existe pk nao procuramos sentir ele?????

  11. Ariel diz:

    E o amor de mãe e pai, existe?

    • caroline diz:

      eu acho q sim viu mas não de todos

    • daniel diz:

      acho que não. o mesmo principio de idealização pode ser aplicado a esta situação. as mães são mais apegadas aos filhos por fatores biológico hormonais, mas acredito que este amor tbm tem a ver com esta idealização

  12. amor é apenas necessidade. Não existe amor incondicional, mas sim necessidade incondicional.
    bom texto.

  13. mayane diz:

    Todos dizem que DEUS e o amor, bem se DEUS existe significa que o amor existe e esta entre nos só basta procurar com calma e tempo. Pq quando acha vc vai ver e e lindo e maravilhosa com DEUS. E se vc ja encontro mais ta perdendo de vista, calma ele vai ver que não existe miguem melhor com vc, e se e ver um pessoa maior do que vc diga a ele (melancia grande ninguém come sozinha, sempre tem 5 comendo atrás ).
    todo mundo ama e o amor existe

  14. Felipe diz:

    Acho que está errada , mas foi um bom texto , pena que pensamos diferentes , o primeiro amor vem de nossas mães ao ver o nosso nascimento , porem para agente nascer precisa de um amor maior que é de Deus e se ele permitir que aconteça os nossos nascimentos , na vida existem erros , então não samos perfeitos , mais só por causa disso não quer dizer que não exista o amor , Entendo que você não tem tido um relacionamento bom no passado , mas isso não quer dizer que no futuro você não vá encontrar a pessoa perfeita pra você , acho que cada um de nós por termos sofrido muito no passado deveriamos ter um pouco de felicidade no futuro , eu tambem ja sofri mt no passado , ou talves só é o começo seila , mais eu nunca perco minha fé em encontrar a pessoa perfeita, é isso ai vlw abraços.

  15. Ferroz manuel diz:

    Existe namor por amor?

  16. Ferroz manuel diz:

    Eu ñ acretido que ñ existe amor,quen costa de ti aont potemos inquatrar?

  17. Ferroz manuel diz:

    Quem costa do outro

  18. Marcos diz:

    Um dos grandes problemas da civilização ocidental é que ela cresceu acreditando em certas idéias: amor, justiça, verdade, entre outras coisas, no entanto, são idéias que não correspondem
    ao mundo da prática. Amor é questão de conveniência, de status social e econômico. Justiça também não existe, pois basta olhar grosseiramente para o mundo, para perceber quão injusto ele é. Verdade é questão de ponto de vista, há várias verdades para cada pessoa que existe no
    mundo, há argumentos infindáveis em defesa de verdades antagônicas, sejam elas religiosas, científicas ou políticas. Há tantas versões para a verdade que chegamos a perguntar: como o
    verdadeiro é possível? A despeito de tudo isso, vender estas idéias é lucrativo, pois, o amor é uma ilusão que move bilhões, a religião dá lucro a muitos, a ciência contribui com o desenvolvimento de todo um sistema capitalista, onde a novidade e a inovação, sejam elas
    em quaisquer áreas, até mesmo bélica, sempre são objeto de lucro e a justiça está sempre a favor deste grande sistema, protegendo alguns e desfavorecendo o resto. Enfim, somos
    movidos por idéias, isso é bom, porque significa que pensamos, porém tem seu lado ruim,
    se não percebemos o lado ilusivo que há em cada uma delas.

  19. eulialia cecila laliana diz:

    ñ existe amor, porq se existisse ninguém sofreria por nada

  20. Elias diz:

    Pra mim o amor exist e senpre existira, o amor n e sinplismente com com alguem que relasionas, o amor pod ser pur minha mae, minha irma e meu pai. Isto sim e amar sory mex o amor existe mesmo

  21. andressa diz:

    amor não existe e se existe só serve para nos maguar

  22. Ana diz:

    Parabéns pelo texto. É muito bom conhecer diferentes opiniões a respeito do assunto. Não sei se existe ou não, mas há muita gente confundindo egoísmo com amor.
    Algumas pessoas “amam” quando isso convém a elas, “amam” porque já se habituaram ao que o seu “amor” lhe proporciona, porque são inseguras e, portanto, dependentes. Será que amam uma pessoa pelo que ela realmente é, ou por aquilo que ela possui, ao que ela pode lhe oferecer? Uma coisa é certa: nos apegamos demais às coisas. Amor pra ser amor não exige, não cobra, não julga. Eu acho meio impossível isso num relacionamento.

    • Neto diz:

      Eu também penso isso Ana, acho que o amor é um sentimento de completude! Não tem nada a ver com as trocas de conveniência! Pra mim um relacionamento a base de interesses objetivos não é amor! O amor é da alma do subjetivo! Quanto a condição humana ela é egoísta mesmo, e muitas vezes confundem um relacionamento por carência com amor!

  23. concordo em partes, concordo que realmente exista o lado emocional dentro do nosso ser, que provocada por algum fato, e afeta o nosso abalo moral ou afetivo, a crendice causa-lhe grande emoção surreal, acredito que a satisfação, deleite, delícia e boa vontade torna-se distração e divertimento, e quem ira querer largar algo que lhe traz tanto atrativo prazeroso, algo que levanta nossa auto-estima, isto gera uma emoção, más emoção não gera apenas esse sentimento, é triste quando se compra o celular de ultima geração e alguém o rouba, da mesma maneira que é triste perder quem lhe trouxe alegria em seus momentos, você pode amar mais seu cachorro que um homem, mais isto não quer dizer que você irar ter noites de núpcias, exite muitas coisas a lhe agradar na personalidade do parceiro ao ponto que você não quer nada de ruim acontecer, e mesmo brigas dentro do casal exite grandes possibilidades do perdão, é por isto que existe outro fenômeno chamado razão que permite o processo para se chegar a uma decisão ou conclusão, o raciocínio, com facilidade para perdoar os erros cometidos, mostrar indulgência, com ato de absolver uma ofensa.
    Da mesma maneira que você torna essa emoção surreal em real se agrave uma violação de uma verdade impressionável ou que existe no contexto de sonhos, da imaginação, relativo a algo contraditório, da compreensão de uma realidade a partir da ação do inconsciente, a emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem estar, na alegria momentânea, esta mesma emoção nos faz chorar, sorrir, enfim, é o sentimento que aflora sem que sejamos racionais. o que quero dizer é que ter essa emoção magnifica de esta com quem te agrada, não quer dizer que você a pertence, ou que você nasceu pra ser a alma-gêmea, como disse somos feito de emoções, me refiro a uma variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos, trata-se determinadamente do sentimento de ‘bem-estar’ subjetivo e parece desempenhar um papel central em muitas atividades, vou tentar ser mais especifico, esta com alguém, lhe dar prazer? ganhar um carro de ultima geração lhe da prazer? assistir jogo do seu time favorito lhe da prazer? para todas as respostas seria SIM, esses prazeres gera uma emoção. somos nós quem criamos, são nossas emoções que cria, criamos raiva, ódio, amor, e nos enganamos no amor no caso paixão, (sentimento passageiro). ‘Lembrando que não existe paixão que dá errado, ela vem na hora que tem que vir e se vai na hora que tem que ir’, más esses sentimentos são psicológico, e muitas das vezes provocado por alguma ação atrativa, por exemplo o ódio, um sentimento gerado através de uma traição, a traição gera raiva, cabe a você fixar na sua mente vingança todos os dias e crescer cada vez mais esse sentimento, ou cabe a você não se importa, apenas deleta-lo.FUTURAMENTE, você pode não esquecer o ocorrido, porem não ter o desejo de vingança.

  24. thais diz:

    Coríntios, capítulos 13

    v. 1 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

    v. 2 E ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

    v. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

    v. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

    v. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

    v. 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

    v. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    SE VOCE NAO ACREDITA EM NADA MAIOR DO QUE VOCE MESMO, EM SUA EXISTENCIA, ENTAO NAO HA NADA NO MUNDO PRA VOCE… QUE PENA..
    EU PREFIRO ACREDITAR, QUE HA ALGO PRA MIM. QNDO DIGO ISSO, NAO FALO DESSES AMORES FALSOS, MENTIROSOS, COMO O VENTO QUE PASSA, MAS EM ALGO QUE ME FAZ ACORDAR TODO DIA, E PENSAR QUE AMANHA PODE SER MELHOR, QUE VAI SER MELHOR. SE EU NAO ACREDITO EM NADA. JA NAO EXISTE NADA EM MIM, …. SOU O VAZIO. SOLIDAO. TRISTEZA. ISSO EH UM DESABAFO SEU. NAO HA COMO ALGUEM SER 100% RACIONAL. E SE VC “ACREDITA NISSO, E PRQ ALGUEM T DECEPCIONOU BASTANTE. LEVANTE A KBÇA E VA A LUTA!

  25. lauri barros diz:

    alo amigos analizei tudo eu acabei concordando com ele ; mas existe um pouco de sufoco pra sair dessa cara

  26. jessica diz:

    Quem te maguou desta forma????

    • Jessica, se você ler o meu post acima, vera que não é questão de magoa, talvez no caso do autor sim, más compreendo o amor como uma emoção de prazer, o prazer se resume em querer, ter, e desejar. o surreal, se torna real quando se aplica o desejo a crer,

  27. Lukas diz:

    “Não existe pessoa que queira te fazer feliz (felicidade: outra coisa que não existe).” achei engraçado nessa parte e ri por uns 5 minutos kkkk.

  28. Carol diz:

    Bom quando uma mãe da a vida por um filho ou se coloca na frente de um tiroteio para salvar seu filho é amor, pois ela estar disposta a morrer por alguém mas também isso pode ser instinto animal talvez, mas não sei. Não consigo explicar também porque algumas crianças pobres se sentem felizes com tão pouco como quando ganham uma bola velha para brincar e o filho de um homem rico já não acha graça em nenhum dos seus brinquedos. Qual a criança mais feliz a pobre ou a rica? E porque? talvez a pobre tenha recebido mais carinho dos seus pais ou simplesmente ela não guarda mágoas de tudo que já passou…
    A mente e o coração humano é inexplicável cada um tem um sonho, um propósito ou uma missão e muitos se perdem no caminho e os ideais e princípios são substituídos por outros.
    Em relação ao amor entre homem e mulher concordo com o autor é um jogo de interesses, a moça procura alguém pra cuidar dar afeto aparece alguém meigo e doce é o homem perfeito ela consegue alimentar seus desejos de cuidar, mas e ele? Ele procurava alguém para passear, exibir para os amigos e não se sentir sozinho pois é uma pessoa carente e solitária. O que ela sente é traduzido por ”eu te amo e o que ele sente também. Então eles se amam ou só estão satisfazendo suas necessidades?
    Aí fica a pergunta… Lembrando que em algum momento da vida deles, eles irão se deparar com pessoas muito mais compatíveis do que a pessoa com que eles estão no momento, é aí onde acontece a troca de parceiros e passam a ”amar intensamente” outra vez.
    Interessante não é mesmo? Mas e uma mãe trocaria um filho por ele não ser tão bem sucedido ou você trocaria sua mãe por que ela não é tão rica?
    Amor…

    • NEIDE PATARENOSTER diz:

      O AUTOR NÃO SE REFERE AO AMOR DE MÃE, MAS AO AMOR DE HOMEN MULHER(RELACIONAMENTO) E CREIO Q TENHA RAZÃO…..

  29. Gostei do post, achei muito interessante, e se parar pra pensar, não existem sentimentos, e sim, sensações que são captadas.

  30. Isabel diz:

    Amar é, quando vc quér fazer a outra pessoa feliz e não ser feliz.

    • NEIDE PATARENOSTER diz:

      fazer uma pessoa feliz e eu mesma não ser feliz? nunca……..q forma de amar é essa? primeiro eu quero ser feliz, pra depois ter condições de amar alguem….Se eu não me amo, como posso amar alguem?

  31. Kaic Luan Agra Silva diz:

    Cara Você se diz intelectual, mas na verdade o que demonstrou não foi seu intelecto e sim seus sentimentos. Tipo estou decepcionado com seu texto e com você então VOCÊ NÃO EXISTE, NÃO É REAL, NADA É REAL . Digo que use melhor seus argumentos para de fato explicar algo que não existe. Pelo que vejo você acreditou num amor mais idiotas de todos o amor Ilusório. Eu pesso e não eu Exijo uma melhor explicação. Decepção não é só par cousa irreais e sim para coisas reais que era mais esperado.

  32. Tamires diz:

    O amor tem varias definiçoes, depende muito de quem o sente, as vezes nem mesmo o individuo sabe o que sente. O “amor” dos desenhos, filmes e novelas sao so conforto para o ego dos iludidos que preferem viver na sombra da fantasia. Mas , eu pergunto a todos vcs: o que eh o amor? Nao existe uma definiçao para amor e nunca vai existir, ele nao existe e ao mesmo tempo existe. Eh uma definiçao para uma serie de coisas inexistentes ou inexplicaveis. Por isso essa confusao toda. Eu tenho medo, nao sei se eh medo, de que tudo o que eu acredito que seja amor eu jamais encontre, mas eu tenho uma esperança enorme, encoberta pelo receio da decepçao, que o amor exista e, um dia talvez, eu o encontre.

  33. Alberto Navas diz:

    Todo amor existe….Mas como tudo em nossa vida…também morre !!!

  34. Samila Mesquita diz:

    Tbm acho que não existe Amor, e acho q eu não mereço ficar aqui sofrendo por uma pessoa que não gosta de mim… ;) AMOR SÓ DO NOSSO SENHOR JESUS,.

  35. priscila diz:

    Esse texto está simpelsmente correto. O “amor” não existe. Isso é só uma necessidade que o ser humano tem pra lutar por algo, e que depois se decepciona. Concordo também a respeito da felicidade.Parabéns, e que bom que eu não estou só nesse pensamento.

  36. Willian Bitencourt diz:

    que bom saber de alguém com o mesmo pensamento.

  37. carina diz:

    VC PASSA TANTO TEMPO ESCREVENDO QUE NAO ACREDITA EM MAIS NADA NAO É!O AMOR EXISTE SIM, O QUE NAO EXISTE É UM PESSOA IDEAL, PERFEITA E QUE SE ENCAIXA EM TODOS OS SEUS PRÉ REQUISITOS, O AMOR ACONTECE QUANDO DUAS PESSOAS COMPLETAMENTE DIFERENTES, COM GOSTOS E ATE ATITUDES DIFERENTES SE INTERESSAM UMA PELA OUTRA, E CONSEGUEM FAZER ESTAS DIFERENÇAS FICAREM PEQUENAS, A APESAR DAS DIFICULDADES PASSAM POR CIMA DESTAS ADVERSIDADES. E PORQUE??? SÓ PORQUE ESTAO ACOSTUMADAS UMAS COM AS OUTRAS? NAO MEU AMIGO, O AMOR EXISTE SIM, E É UMA PENA QUE VC AINDA NAO TENHA CONHECIDO, TALVEZ VC NUNCA CONHEÇA POIS PELO QUE EU PERCEBO DOS SEUS TEXTOS( ADORO SEUS TEXTOS, ACHO VC SUPER INTELIGENTE) PERCEBO QUE VC É UMA PESSOA INDIGNADA COM A VIDA, EXTRAVASA SUA RAIVA NOS SEUS TEXTOS, eu quase consigo sentir seu odio aqui do outro lado da tela…..so posso te dizer que eu nao acreditava em nada mas hoje acredito, porque amo uma pessoa e nao estou apenas acostumada com ela, e nao! ele nao é perfeito, nao fica tentando me fazer feliz todo o tempo, e com a mesma facilidade que me faz rir, ele consegue tambem me irritar, mas amo com uma paixao tao profunda que nao consigo explicar, isso ja faz 8 anos.

    • gABIZINHA diz:

      CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE CARINA O AMOR EXISTE SIM, MAS AS VEZES SOFREMOS MUITO POR AMAR ALGUEM. EU TENHO UM NAMORADO ELE É O AMOR DA MINHA VIDA E ELE DEMONSTRAVA QUE EU ERA DA DELE TAMBEM SO QUE DEPOIS QUE COMPLETAMOS DOIS MESES DE NAMORO ELE VIROU PRA MIM E FALOU QUE QUERIA TERMINAR QUE NAO ME AMAVA MAS,EU FIQUEI DESESPERADA EU NAO QUERIA ACREDITAR , NO OUTRO DIA DE MANHA ELE VEIO EM MINHA CASA E NOS CONVERSAMOS E ELE PEDIU UM TEMPO EU ESTOU DANDO ESSE TEMPO MAS SO QUE EU NAO TO AGUENTANDO EU NAO TO CONSEGUINDO COMER,EU NAO CONVERSO MAS COM AS PESSOAS E ISSO SO FAZ UM DIA QUE ESTOU SEM VELO ENTAO EU NAO SEI SE VOU AGUENTAR FICAR SEM ELE POR MAS 2 SEMANAS E O MEU PIOR MEDO É NESSE TEMPO QUE EU DEI PRA ELE ELE DECIDIR QUE NAO ME QUER MAS MESMO!!! AGORA EU LHE PERGUNTO O QUE EU SINTO SE NAO FOR AMOR O QUE É?

      • carina diz:

        Oi gabi! oque eu posso dizer pra voce, é que eu já passei pela mesma situaçao, em minha primeira relaçao, só que por mais dura que eu possa parecer dizendo isto pra voce, dois meses de namoro é um tempo muito curto para a outra pessoa precisar de um tempo pra pensar, eu acho que voce deve rever seu sentimento e se vale a pena sofrer tanto assim, por uma pessoa que voce acaba de conhecer, eu mesma joguei um tempao da minha vida fora correndo atras de um cara que só me fazia de boba, e acredite, isso pode acontecer mais de uma vez na tua vida, no entanto eu achei a minha pessoa certa com vinte anos de idade, hoje tenho 28 e depois de tantos anos anos querendo ter ele sempre ao meu lado eu acredito que existe amor sim, mas nao sei qual sua idade, eu acho que voce deveria tentar se distrair, sair, demonstrar que ele nao é tudo na sua vida, pois pra saber se uma pessoa te gosta ou nao nessa situaçao, acho que ignora-lo é a melhor coisa que tu faz, se voce correr atras vai ser pior…..bjs

    • desalmado diz:

      Espere chegar ao 15 anos de convivência que sua opinião irá começar a mudar

    • Amor é apenas um conceito como qualquer outra definição….Sendo um conceito pra definir um encontro entre duas pessoas que tem o esforço acima de tudo em superar as dificuldades juntas….existi sim esse encontro quase mágico que transcende…..é uma maneira de viver a dois canalizando suas forças para o conceito amar……Amor não é um cupido que vem e flecha o coração de alguém milagrosamente…Creio que é possível um encontro com maior afinidade entre duas pessoas…e se foi destinado o ceinceito amor pra esse tipo de relacionamento..então…ele existe..

  38. Felipe Kalben diz:

    Concordo plenamente! Atualmente não existe amor entre homem e mulher (Vamos se ligar, gente! É sobre esse tipo de relacionamento que o autor se refere!), apenas satisfação de ego – pode até ser que um dia tenha existido e volte a existir – no momento, não.
    E de fato, deus é amor. Logo… pra quem sabe ler, pingo é letra!

    • juceria l gonçalves diz:

      amor só é uma palavra , mas o amor só existe de mãe pra filho de deus pror todos nós do mundo todo .

  39. Kenji diz:

    Concordo com o texto em certos pontos e discordo em outros… Deus eh amor, e eh possível amar outra pessoa. Amor de mãe, amor de pai, amor de irmãos existe assim como o amor de Deus por nós. Agora amor entre homem e mulher à muito me questiono se é de fato real e verdadeiro e quanto mais o tempo passa mas acredito no autor. Amor de homem e mulher não existe, não conheço ninguem que é casado a anos e anos e seja feliz, pelo contrário todas as pessoas que convivo ou que conheço não são felizes nos relacionamentos.

  40. juceria lourenço gonçalves diz:

    nossa gostei esse texto falo a verdade concordo assino em baixo amor so a deus e a jesus nada de homem falar te amo e mulher falar te amo so mito mentira

  41. Felipe Dalla Favera diz:

    Amor cada um tem o seu, é fisícamente impossível eu explicar um sentimento para outra pessoa, então cada um tem a sua definção de amor e de qualquer outro sentimento. Alguns pensadores antigos já concluíram isso, procure um professor de filosofia que você pode tirar a dúvida. Alguns diziam que se você não sabe definir VERBALMENTE o amor que sente por outra pessoa, é que não a ama, outros dizem que o amor só pode ser explicado por sentimentos e alguns acreditam que é impossível fazer outra pessoa entender, nitidamente, os seus sentimentos.

  42. seliso diz:

    Esse texto ér uma babaquisse, o amor existi sim, claro DEUS ér amor, mais podemos sim estar amando… Agora se o autor desse texto diz ki nao existi, olhe eu vou falar uma coisa, esse cara eu acho que teve uma decepção no relaçionamento, algo do tipo, o ele nunca amo, exceto que o amor nao se conjuga no passado, ou ama pra sempre ou nunca amou verdadeiramente…
    esse é meu pensamento!!

  43. Isto ridiculo!!! É Logico que amor existe, mas, nos dias de hoje muita gente não sabe o que é isto!?! Mas eu acredito que amor existe

  44. fernanda diz:

    eu concordo,tbm ñ acredito no amor acho q isso ñ existe e concordo q (o amor é deus)…

  45. Lia Góes diz:

    Espero que um dia possa encontrar um verdadeiro amor e volte atràs em suas palavras..rsrs.. Bem romântica néh! rsrsrs mas como mulher acho que poderia até prever um comentário assim .. hihi

  46. Joe Ferreira diz:

    Também discordo, meu caro Ricardo. O texto revela uma parcialidade muito grande e isso, a meu ver, compromete a legitimidade dele. Ja li outros textos teus (muito bons, por sinal), mas este aí é bem “apelão” (rsrs)… Se tu dizes que o amor não existe, não deveria te-lo comparado com a satisfação. Falando em comparação, a cooooooooorelação “pessoas que vivem há tanto tempo juntas” e “ter um livro” (o acostumar), não convence. “O princípio é o mesmo” (mesmo? sei não…) Amor pode ser só a troca e a satisfação, não levada às últimas consequencias [cadê o acento hein, Joe?] como todo mundo quer ou acha que quer. Quem sabe TU NÃO ESTEJAS IDEALIZANDO DEMAIS…

    Valew!

  47. Olha, devo dizer que dessa vez discordo, embora concorde com algumas coisas no texto.

    Considero o amor como o querer bem, querer bem ao outro mais do que a si próprio e embora digas que só existe o fator troca e satisfação pessoal, devo dizer que um dia já tive comprovação pessoal do que citei acima, de pessoas para as quais eu nada poderia dar, mas ainda assim demosntraram querer o meu bem, o que logicamente não corresponde ao amor de relacionamento amoroso, mas durante a minha existência já vi casais em situações que, se não existisse o querer bem pelo outro, já não estariam juntos há muito tempo por conta da dificuldade pela qual passavam. O que não dá pra confundir é amor com paixão, esta última é responsável por casos de traição, ainda que seja de grandeza menor em relação ao amor, é instintiva, impulsiva e bloqueia a percepção das consequências.

    Ainda que fosse motivado apenas pela troca, o amor ou elo de ligação entre os seres humanos seria justamente essa troca, o que não concordo, porque a expressão amor de mãe não seria válida nesse caso e você bem sabe que tem filhos que só causam desgostos para suas genitoras que ainda assim querem o seu bem.

    Só coloquei o comentário porque o título não fala especificamente sobre o tipo de amor, mesmo que no texto fique claro que seja entre homem e mulher.

  48. Kdanada diz:

    Discordo Ricardo. Você pode até me chamar de babaca, mas eu acredito no amor sentimento. Há várias formas de amor. Há varias formas de amar. O que acontece é que as pessoas acabam confundindo ele muitas vezes com outros sentimentos como a paixão. Confesso que ainda não conheci o “Amor” do qual você descreve, mas ainda assim acredito que vou encontrá-lo. Sonhadora? talvez. Quanto a idealização você tem plena razão é pura ilusão, aprendi depois de quebrar a cara.
    Bjos! eu TE A..doro

    • elisandro diz:

      se o amor existe para uns e para outros não,,então podemos dizer que ele existe,e não e existe,é

      • elisandro diz:

        se o amor existe para uns e para outros não,,então podemos dizer que ele existe e não existe ao mesmo tempo,,de repente se mudassemos a pergunta para:o que eu sou capaz de oferecer para as pessoas que estao ao meu redor?perceberiamos que independente se o amoe existe ou não,no final o que importa realmente são nossas atitudes.

        • maria diz:

          Amar é algo delicioso, e está presente em tudo, família, entre duas pessoas. Sou casada Hà vinte anos e apesar da convivência realmente ser às vezes complicada, amo meu marido como se fosse o primeiro dia q nos conhecemos, Só não acredita no amor quem busca perfeição, pois ela não exista, pq apesar de amar, estamos sempre incompleto.

Faça seu comentário. Exponha sua opinião!

